No ano passado o Governo poupou 1,2 milhões de euros com a reutilização de 110 mil manuais escolares. No entanto, os números da reutilização dos livros são ainda pouco expressivos.
De acordo com o jornal Público, que avança os números, um quarto as escolas ainda não adotou a prática de reutilização de manuais. A Secretária de Estado Adjunta e da Educação disse que um quarto das escolas “está a 0% de reutilização“.
Alexandra Leitão revelou que “45 mil alunos do 1.º ciclo têm pelo menos um manual reutilizado”. Os números são “bonzinhos”, adianta a secretária de Estado, que desde de 2016 conduta e lidera a política de reutilização de manuais.
“Não são excelentes, mas são uma evolução importante face ao ano passado e face aos anos em que ainda não há gratuitidade. É mau porque é pouco, mas é bom quando comparamos com os 4% de manuais reutilizados nos anos em que não há reutilização promovida pelo ministério”, admitiu ao diário Alexandra Leitão.
A secretária de Estado revelou ainda que dos 110 mil livros reutilizados este ano, “40 mil são manuais do 4.º ano”. No ano passado, as escolas reutilizaram 4% dos manuais escolares.
Fonte: ZAP