Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração”, diz associação da GNR
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - Criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração”, diz associação da GNR

País

Criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração”, diz associação da GNR

Last updated: 23 Outubro, 2018 12:00
Redação
Share
SHARE

Oscar in the middle / Flickr

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG/GNR) manifestou-se a favor da divulgação de fotografias de suspeitos capturados pela PSP, considerando que os criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração” que o cidadão comum.

“A ASPIG está solidária com os profissionais da PSP envolvidos nesta matéria e não fica indignada com as fotografias expostas publicamente, pois considera que os criminosos – nelas identificados como tal – não são merecedores do mesmo respeito e consideração, por parte do Estado e da comunidade, atribuídos ao cidadão comum”, refere esta segunda-feira aquela associação da GNR em comunicado.

Esta reação da ASPIG surge após a divulgação de fotografias, inicialmente por um sindicato da PSP (Sindicato Unificado da Polícia) e depois por vários órgãos de comunicação social e nas redes sociais, do momento da detenção de três suspeitos que tinham fugido do Tribunal de Instrução Criminal do Porto e das posteriores declarações do ministro da Administração Interna.

Para a ASPIG, “um Estado de direito democrático só o é de facto quando a autoridade do Estado, através das forças de segurança e outras entidades, não é ‘beliscada’ pela ‘gritaria’ de certas instituições que promovem a defesa dos direitos humanos sem que, muitas vezes, estejam na posse da realidade dos factos”.

Esta associação considera que um Estado de direito democrático “só o é de facto quando quem tutela as forças de segurança deixe de ter intervenções que mais parecem anúncios de que ‘o crime compensa’ quando se indigna com certas imagens de criminosos e, em consequência, determina publicamente que se levante processos de averiguações, processos disciplinares ou medidas cautelares, onde são visados os agentes de autoridade”.

Nesse sentido, a ASPIG manifesta “repudio pelo facto de parecer que se vive numa sociedade em que, sistematicamente, o defensor dos cidadãos é constantemente visado em processos que lhe são desfavoráveis, enquanto os prevaricadores parece usufruírem de todos os direitos de defesa e pronto apoio das mais estranhas entidades”.

Depois de divulgadas por um sindicato da PSP, vários órgãos de comunicação social difundiram fotografias onde é possível ver-se três homens, que foram detidos na sexta-feira à tarde num parque de campismo em Gondomar, já algemados e sentados no chão.

Os homens, suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto, tinham fugido na quinta-feira à tarde das instalações do TIC do Porto, depois de um juiz de instrução lhes ter decretado prisão preventiva. Na sexta-feira, o diretor nacional da PSP mandou instaurar um processo de inquérito para averiguar a divulgação das fotografias.

Também o ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga dos três homens do TIC do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.

Eduardo Cabrita considerou “absolutamente inaceitável a publicação de imagens que não correspondem à forma de atuação da polícia portuguesa”.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaquegnrNacionalPSP
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Tancos. Ministério da Defesa investiga procedimento da PJ Militar
Next Article Crowdfunding para financiar greve prolongada. Enfermeiros pedem 300 mil euros
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

cuidar dos idosos, lar de idosos, aposentadoria

Município de Cinfães entrega 210 mil euros para reforçar apoio a nove instituições sociais

Este pacote de medidas visa assegurar a sustentabilidade das respostas sociais que estas entidades garantem diariamente no território.

A high voltage power line towering against a dramatic cloudy sky in a black and white composition.
Expropriação de terrenos em Arouca avança para permitir instalação de posto de corte

Esta decisão administrativa viabiliza a construção do Posto de Corte de Arouca,…

Trânsito condicionado na Rua das Pereirinhas em Cinfães durante 15 dias devido a obras

Esta limitação ao trânsito automóvel prolonga-se até ao dia 1 de junho,…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?