Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: EDP e consumidores disputam 717 milhões da fatura elétrica que não têm dono
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - EDP e consumidores disputam 717 milhões da fatura elétrica que não têm dono

País

EDP e consumidores disputam 717 milhões da fatura elétrica que não têm dono

Last updated: 17 Setembro, 2018 13:30
Redação
Share
SHARE

vidadevidro / Flickr

Os acertos finais da hidraulicidade permitiram descobrir um montante de 717 milhões de euros que está agora a ser disputado pela EDP e pelo regulador e organismos da energia tutelados pelo Estado.

Segundo o Correio da Manhã, os acertos finais da hidraulicidade – um mecanismo que corrigia as diferenças de preços entre os anos mais chuvosos e os mais secos – permitiu descobrir um montante de 717 milhões de euros.

Este deverá tornar-se o mais recente conflito entre a EDP e o Estado, uma vez que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e o Conselho Nacional do Consumo (CNC) dizem que o dinheiro é dos consumidores mas a elétrica, que tem gerido a conta, defende que o dinheiro lhe pertence.

O valor agora encontrado foi apontado, de acordo com o jornal, num estudo do grupo de trabalho criado para o efeito, por um decreto-lei de 2010, e que é composto por representantes da ERSE, CNC, EDP e REN.

No documento, a que o CM teve acesso, é ainda visível a divisão quanto a quem pertence a verba em causa: a ERSE e o CNC consideram que esta verba pertence ao sistema elétrico – baixando os custos para os consumidores -, enquanto que a empresa liderada por António Mexia a reclama na totalidade. A REN, por sua vez, abstém-se de decidir.

De acordo com o Observador, as conclusões deste relatório vão sustentar uma decisão política sobre o destino da verba, não tendo sido possível saber quando essa decisão será tomada. Certo é que a decisão final caberá à secretaria de Estado da Energia, tutelada por Jorge Seguro Sanches, que no passado recente já homologou várias decisões desfavoráveis à EDP e que levaram a empresa a impugná-las em tribunal.

Caso disso é o ajustamento final dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) que impôs um corte na ordem dos 100 milhões de euros aos pagamentos devidos às centrais da empresa nos próximos dez anos.

O CM adianta ainda que a divisão gerada sobre quem é, afinal, o dono desta verba avultada levou mesmo à anulação do primeiro grupo de trabalho devido, segundo um despacho de 13 de dezembro de 2017, à “interferência de elementos externos”.

O jornal apurou que em causa esteve o facto de a EDP ter contratado a consultora KPMG para fazer os acertos finais da conta que reclamavam para a elétrica uma verba de 1,8 mil milhões de euros. Na perspetiva dos restantes membros, essas eram contas que deveriam ser feitas pelo próprio grupo.

Com a nomeação de novos elementos para o grupo de trabalho, o apuramento dos fluxos financeiros apontou para uma conta substancialmente mais baixa de 717 milhões de euros. Este saldo, segundo o Observador, resulta da diferença entre os 322 milhões de euros recebidos por esta conta e que tiveram origem nas tarifas e os pagamentos feitos em nome da estabilização do sistema tarifário que foram de 1.039 milhões de euros.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEDPEnergiaGovernoNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Restos de continente desaparecido provam ligação de França a Inglaterra
Next Article Direção de Rio suspeita de membros da própria direção
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Falha de atendimento no Centro de Saúde de Castelo de Paiva agrava estado de saúde de utente

O paciente denuncia que a raiz do seu problema não é uma falha geral do sistema mas sim a gestão…

Cinfães recebeu 5.º Encontro de Clássicos: 60 viaturas históricas em desfile

O concelho de Cinfães voltou a ser palco de um desfile de…

Castelo de Paiva: Gestão de combustível florestal nas vias municipais arranca em maio

A Câmara de Castelo de Paiva vai iniciar, durante o mês de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?