Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Exportação dos vinhos do Alentejo sobe 12% em valor e 2,3% em quantidade em 2017
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Exportação dos vinhos do Alentejo sobe 12% em valor e 2,3% em quantidade em 2017

EconomiaPaís

Exportação dos vinhos do Alentejo sobe 12% em valor e 2,3% em quantidade em 2017

Last updated: 7 Março, 2018 2:38
Redação Paivense
Share
SHARE
As exportações dos vinhos do Alentejo aumentaram quase 12% em valor e 2,3% em quantidade em 2017, enquanto o preço médio cresceu mais de 9%, em comparação com 2016, revelou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

“Em valor, 2017 foi, sem dúvida, o melhor ano para os vinhos do Alentejo” e, em termos de volume, “as vendas nos mercados externos também cresceram”, adiantou à agência Lusa o presidente da CVRA, Francisco Mateus.

Os dados da CVRA relativamente às exportações no ano passado, comparativamente com 2016, indicam que os vinhos com “selo” da região subiram 11,9% em valor, superando os 65 milhões de euros de vendas.

Na base desta subida está, sobretudo, o “destacado crescimento de 26%” em valor dos vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) Alentejo.

“O DOC Alentejo foi o grande impulsionador desta subida em valor das exportações dos nossos vinhos”, realçou Francisco Mateus, justificando que “os consumidores começam, cada vez mais, a interessar-se pela parte mais específica e localizada, pelo ‘terroir’”.

Enquanto o conceito de Regional Alentejano “é muito mais amplo”, porque “abrange toda a região”, assinalou, o conceito de DOC é “muito mais localizado e identitário” e remete para cada uma das oito sub-regiões vitivinícolas do Alentejo (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja).

“São zonas mais específicas e os consumidores estão, cada vez mais, interessados no específico, a que o DOC dá resposta”, pelo que o aumento em valor mostra que o Alentejo “está a entrar numa nova fase”, em que “os consumidores apostam na tipicidade e na exclusividade”, argumentou.

Quanto à quantidade exportada, segundo a CVRA, o crescimento total de 2,3% deveu-se “à subida de 11% nas vendas de DOC, enquanto o Regional teve uma diminuição de 0,1%, o único indicador em 2017 que não variou de forma positiva”.

“Com o preço a subir 9,4%, os importadores internacionais pagaram em média 2,43 euros por garrafa de vinho do Alentejo, um preço superior à média nacional de 2,11 euros por garrafa nas categorias DOC e Regional”, referiu a comissão vitivinícola.

Angola, Brasil, Estados Unidos da América, Suíça e China formam o “Top 5” dos países importadores de vinhos alentejanos, tendo representado, no ano passado, 59% do valor exportado e 50% da quantidade.

“Os mercados fora da Europa comunitária foram os principais compradores (74% em valor e 70% em volume) e também aqueles que melhor pagaram por cada garrafa de vinho exportada pelas adegas alentejanas”, destacou a CVRA.

Em 2017, acrescentou, dos 25 principais mercados externos da região, “o preço médio aumentou em 23”, tendo apenas sido registadas diminuições em Macau e Espanha.

Para o presidente da comissão vitivinícola, o crescimento do preço médio na exportação “demonstra o reconhecimento da qualidade dos vinhos e a disposição dos importadores e consumidores internacionais para pagarem mais por cada garrafa de vinho da região do Alentejo”.

Criada em 1989, a CVRA certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano e é responsável pela promoção dos vinhos da região no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.

O Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha e um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

TAGGED:Exportação dos vinhos do Alentejo
Share This Article
Email Copy Link Print
ByRedação Paivense
Follow:
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em neurociência e em psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós graduação na Universidade Faveni do Brasil e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsisanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela Traininghouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European NeuroscienceSocieties - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.
Previous Article Almanaque – 07 de março
Next Article Poema: A esperar
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Falha de atendimento no Centro de Saúde de Castelo de Paiva agrava estado de saúde de utente

O paciente denuncia que a raiz do seu problema não é uma falha geral do sistema mas sim a gestão…

Cinfães recebeu 5.º Encontro de Clássicos: 60 viaturas históricas em desfile

O concelho de Cinfães voltou a ser palco de um desfile de…

Castelo de Paiva: Gestão de combustível florestal nas vias municipais arranca em maio

A Câmara de Castelo de Paiva vai iniciar, durante o mês de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?