Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: FEVIP critica medidas do governo e garante que distribuidoras vão perder investimentos de centenas de milhares de euros
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - FEVIP critica medidas do governo e garante que distribuidoras vão perder investimentos de centenas de milhares de euros

País

FEVIP critica medidas do governo e garante que distribuidoras vão perder investimentos de centenas de milhares de euros

Last updated: 3 Janeiro, 2022 20:23
Raphael Lucca
Share
SHARE

Governo decretou que entre até o dia 9 de janeiro se torna obrigatória a apresentação de um teste negativo à Covid-19 à entrada das salas de espetáculo e, em específico, das salas de cinema. Esta medida vem aumentar o risco de paralisação do setor que só em 2020 sofreu uma quebra de bilheteira de 75% face ao ano anterior.  

António Paulo Santos, diretor-geral da FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, alerta que “o setor está a ser confrontado com uma medida altamente prejudicial, que pode pôr em causa a distribuição de cinema, nomeadamente para as distribuidoras que investiram fortemente no lançamento dos seus filmes para esta época natalícia.”

Até agora tinha sido possível aos espetadores fazerem a entrada na sala de cinema apresentando apenas certificado digital, comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de realização de teste laboratorial (PCR 72h | Antigénio 48 h), para quem ainda não se encontrava vacinado.  

A partir de dia 26 vai ser obrigatório, para todos os espetadores, a realização destes testes, sem que sejam aplicadas medidas adicionais, como a diminuição da respetiva lotação. Mantém-se apenas vigente o uso de máscara obrigatório durante a permanência no espaço. Até agora e desde a sua reabertura, as salas têm cumprido as normas da Direção Geral de Saúde por forma a garantir a segurança do público e à data não existem dados que verifiquem um único caso de infeção com origem nestas salas.  

Não só esta medida representa um obstáculo adicional à frequência das salas de cinema, como acresce ainda aquela que tem sido a insuficiente oferta de testes por parte das farmácias e outros locais de testagem, para além da curta validade para apresentação dos mesmos (48h ou 72h).  

António Paulo Santos questiona ainda sobre como é que se assegura que os espetadores vão ter acesso aos testes e considera que “esta é uma medida altamente irrealista, uma vez que se tivermos 500 mil espetadores nas salas, conforme se verificou na última semana, e dada a afluência record aos testes nas farmácias por causa do Natal, torna-se incomportável a procura, o que necessariamente se traduz em quebras de público nas salas.”

E, ainda, enquanto a obrigatoriedade de apresentação de testes nas salas de cinema se estende entre 26 a 9 de janeiro, já no caso dos restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, a apresentação de teste negativo à Covid-19 será obrigatório apenas a 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro.  

“Mais uma vez, fica demonstrado que políticas reativas e descontextualizadas da realidade empresarial, para além de revelarem pouco conhecimento deste setor, demonstram o total desprezo e desrespeito por quem contribui para o crescimento económico e cultural do nosso país”, conclui António Paulo Santos.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Israel registra primeiro caso de “Flurona”
Next Article Empreiteira de Castelo de Paiva consegue reconhecimento por sua contribuição para o crescimento da economia
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva assinala Dia Europeu dos Parques com foco na educação ambiental

Estas ações foram desenhadas para celebrar o Dia Europeu dos Parques, envolvendo diretamente os alunos do quarto ano dos Agrupamentos…

Alunos de Resende pintam bancos de jardim para combater o preconceito na comunidade

A jornada arrancou com a apresentação de vários bancos de jardim personalizados…

Passeio de motas do Motoclube Cinfanense atraiu 172 entusiastas a Cinfães

Cinfães, Portugal – O concelho de Cinfães acolheu no passado sábado, dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?