Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Portugal invadiu mesmo o espaço aéreo da Finlândia, mas foi sem querer
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Mundo - Portugal invadiu mesmo o espaço aéreo da Finlândia, mas foi sem querer

MundoPaís

Portugal invadiu mesmo o espaço aéreo da Finlândia, mas foi sem querer

Last updated: 3 de Abril, 2019
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

FAP – Força Aérea Portuguesa

Caças Lockheed Martin F-16 da Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea portuguesa confirma que um avião da frota que está em acção na Polónia, no âmbito de uma missão da NATO, entrou “inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia” cerca de 500 metros, após uma correcção de rumo.

“Uma aeronave da Força Aérea, destacada na Polónia no âmbito da operação Assurance Measures da NATO, entrou inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia” nesta segunda-feira, 01 de Abril, “ao final da manhã”, conforme se refere num comunicado.

A nota da Força Aérea explica que a missão decorria no Mar Báltico, entre a Estónia e a Finlândia, quando a tripulação do P-3C CUP+ efectuou uma “correcção de rumo e não conseguiu evitar que o raio de volta ultrapassasse em cerca de 0,3 milhas náuticas (500 metros) o limite do espaço aéreo daquele país”.

A Força Aérea lamenta o sucedido, explicando que não se tratou de uma acção premeditada, mas sim de uma “consequência de uma manobra em voo”.

“Esta informação foi transmitida às autoridades finlandesas”, destaca-se também no comunicado.

O Ministério da Defesa da Finlândia, país que não integra a NATO, anunciou nesta terça-feira que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo e que o incidente já tinha sido comunicado às autoridades portuguesas.

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, afirmou também que a situação estava a ser investigada pela guarda costeira finlandesa, em conjunto com as autoridades portuguesas.

“A Finlândia é um país amigo e naturalmente que, se há qualquer dificuldade, qualquer problema, nós investigamos o assunto em conjunto”, referiu o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, à margem da conferência “O Papel das Forças Armadas no Portugal do Século XXI”, integrada nas Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, que decorrem na Universidade do Algarve, em Faro.

“Nós temos F-16 e um P3 que estão colocados na Polónia e que estão integrados em missões da NATO, de policiamento do Mar Báltico“, acrescentou o governante, antecipando que “pela localização geográfica”, o incidente poderia “ter alguma coisa a ver com um desses” aviões.

Fonte: ZAP

TAGGED:DefesaDestaqueDiplomaciaFinlândiaMundoNacionalNATOPortugal
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Juízes podem vir a ganhar mais do que o primeiro-ministro
Next Article Governo dos Açores vai contabilizar todo o tempo de serviço congelado dos enfermeiros
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Apex renova Castelo de Paiva com nova direção, mais equipamentos e o maior espaço de musculação do concelho

Ginásio especializado em musculação e aeróbico, sob nova direção de Carlos Fernandes, aposta em equipamentos de topo para utentes de…

people wearing personal protective equipments
RDC enfrenta surto descontrolado de Ébola; Europa em alerta máximo, mas risco de epidemia é considerado baixo

O epicentro da crise situa-se na província de Ituri, uma região vulnerável…

Festival da Juventude & da Francesinha regressa ao Largo do Conde com casa cheia em Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, Portugal – O Largo do Conde, em Castelo de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?