Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Salgado implicado no desvio de fundos da Petróleos da Venezuela
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Salgado implicado no desvio de fundos da Petróleos da Venezuela

País

Salgado implicado no desvio de fundos da Petróleos da Venezuela

Last updated: 8 Maio, 2018 14:18
Redação
Share
SHARE

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, está envolvido em mais uma investigação judicial, desta vez de âmbito internacional, por suspeitas de que participou num esquema de desvio de fundos da petrolífera estatal da Venezuela.

Em causa está um desvio de cerca de 3,5 mil milhões de euros que desapareceram da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA), entre 2007 a 2012, anuncia o Observador.

A investigação internacional que já passou pelos EUA, Espanha e, claro, a Venezuela, chegou a Portugal, com Ricardo Salgado no centro das suspeitas. A ligação do ex-presidente do BES ao venezuelano Rafael Ramirez, que foi presidente da PDVSA entre Novembro de 2004 e Setembro de 2014, é um dos pontos que está a merecer especial atenção dos investigadores.

Salgado terá ordenado pagamentos da ordem dos 100 milhões de euros “a ex-responsáveis políticos venezuelanos, nomeadamente para alegados testas-de-ferro de Rafael Ramirez”, através da ES Enterprises, o chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo, uma sociedade offshore sediada no Panamá, aponta o Observador.

Os alegados fundos desviados terão passado por contas bancárias do BES na Madeira e no Luxemburgo, e das filiais do banco na Suíça e no Dubai.

Além de Salgado, está também sob suspeita o ex-director da Sucursal Financeira da Madeira do BES, João Alexandre Silva, que terá sido questionado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal a 23 de Março de 2018, sobre um contrato de garantia bancária de mais de 3 mil milhões de euros assinado entre o BES e a PDVSA, atesta o Observador.

Os investigadores acreditam que este contrato, que visava o pagamento de materiais e serviços fornecidos, terá servido na realidade para desviar fundos da petrolífera. Outros contratos similares terão sido assinados, com o Ministério Público a suspeitar de que terão sido desviados, desta forma, cerca de cinco mil milhões de euros.

Fonte: ZAP

TAGGED:BESDestaqueJustiçaNacionalRicardo SalgadoVenezuela
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Já pode saber quanto vai receber na reforma
Next Article Idosos de Penafiel conquistaram prémios nas VI Olimpíadas Seniores
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Eventos desportivos e culturais animam Castelo de Paiva nos próximos dias

Agenda contempla atividades para diferentes públicos e idades

Obras públicas arrancam 2026 com queda no investimento e nos contratos

Dados revelam impacto do início do ano na dinâmica do setor

Bruno Coimbra assume presidência da Águas do Douro e Paiva

O novo órgão de gestão é presidido por Bruno Coimbra, contando ainda…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

“Caixa negra” do GES escapou aos olhos do Fisco graças a apagão fiscal

José Sena Goulão / LusaAntónio Ramalho, presidente do Novo Banco A “caixa negra” do GES, usada para esconder prejuízos do…

Relação condena mulher a pagar 7500 euros a vizinho por fazer ruído

mindgutter / Flickr Calçado de salto alto em piso de tijoleira e um animal de estimação são motivos para condenação…

João Rendeiro encontrado morto na prisão

João Rendeiro foi encontrado morto dentro da sua cela, na prisão sul africana onde se encontrava detido desde o dia…

Presidente do Turismo do Norte terá sido corrompido com jantar de 1350 euros em Madrid

Radio Douro Nacional / Facebook Um jantar que custou cerca de 1350 euros em Madrid, à margem da Feira Internacional…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?