Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: “Terminei o 9.º ano, e agora?” Governo lança portal que ajuda alunos a decidir futuro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - “Terminei o 9.º ano, e agora?” Governo lança portal que ajuda alunos a decidir futuro

País

“Terminei o 9.º ano, e agora?” Governo lança portal que ajuda alunos a decidir futuro

Last updated: 4 Junho, 2018 13:45
Redação
Share
SHARE

Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Educação lançou um novo portal para ajudar os alunos, em particular os do 9.º ano, a decidir qual a área que querem seguir no futuro.

No novo portal, lançado pelo governo a poucos dias de terminarem as aulas, os alunos podem pesquisar os cursos e as áreas disponíveis a partir do 10.º ano e por área geográfica.

Nesta primeira fase de lançamento, a aposta foi maior nos estudantes que têm agora de decidir o seu caminho escolar depois de terminado o 9.º ano. O site “Oferta Educativa e Formativa” tem, assim, um destaque no canto inferior direito onde se pode ler “Terminei o 9.º ano, e agora?”.

Depois de selecionar essa opção, o aluno poderá escolher o grau de ensino, a área de estudo e a sua localização geográfica, sendo apresentadas as diferentes ofertas locais que se adequam às suas escolhas.

Segundo o Público, o lançamento do site é acompanhado por uma campanha que vai chegar a “todos os alunos do 9.º ano” nas próximas semanas, convidando-os a conhecer o portal de oferta educativa e formativa. O Ministério da Educação avança ainda que a campanha é suportada por cartazes de divulgação, que vão ser distribuídos nos estabelecimentos de ensino.

As escolas vão também ser convidadas a usar este site nas suas estratégias de orientação vocacional dos alunos que frequentam o 9.ºano de ensino, através dos psicólogos escolares.

Especialmente destinado para os alunos que querem seguir para o ensino profissional, o Ministério da Educação apresenta o portal como um “complemento” da informação sobre os cursos profissionais. Contudo, no portal da oferta educativa estão elencados mais do que este tipo de cursos.

Na base de dados existe um total de 2555 cursos, da oferta geral do ensino básico e cursos científico-humanísticos do ensino secundário, passando pelo ensino artístico especializado, as ofertas de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou os cursos de educação e formação (CEF).

O portal ainda não tem informação disponível relativamente ao ensino superior, mas o Governo garante que esta plataforma vai estar ligada ao portal do acesso a este nível de ensino, de modo a permitir também essa busca.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEducaçãoGovernoInternetNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article PS quase triplicou lucros em 2017. PSD teve forte prejuízo
Next Article “Rui Rio é o número dois de António Costa”
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Município de Castelo de Paiva abre concurso para a concessão do bar de Midões

O prazo para a entrega de propostas termina no dia 14 de agosto de 2026.

Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias celebra 75 anos com lançamento de livro em Cinfães

A associação marcou a efeméride com uma obra sobre a sua trajetória…

Felgueiras assinala centenário da morte de Eduardo de Freitas com exposição na Lixa

Mostra documental e de objetos pessoais do médico e político está disponível…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?