O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a negociar com o Governo do Reino Unido a criação de “corredores turísticos bilaterais” que permitam a vinda de britânicos a Portugal.
De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo de Boris Johnson no sentido de criar “corredores bilaterais” para o turismo. O objetivo é permitir a vinda de britânicos a Portugal, uma vez que estes turistas representam uma em cada cinco dormidas na hotelaria nacional, tendo um peso ainda maior em regiões como o Algarve e a Madeira.
Na sexta-feira, o Reino Unido anunciou a imposição da quarentena de duas semanas aos viajantes que cheguem ao país para tentar travar a transmissão da covid-19.
No entanto, já nesse dia Boris John admitia a possibilidade de criar estes tais “corredores turísticos bilaterais” com países como Portugal, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.
De acordo com o JN, que ouviu uma fonte do Gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.
Para o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, ouvido pelo JN, “é importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona covid free devido ao baixo impacto da pandemia”. “Para a região, estes meses são tudo o que temos para diminuir as perdas, espero que não se esqueçam disso”, acrescentou.
De acordo com o balanço de quinta-feira do Ministério da Saúde, o Reino Unido registou 36.042 mortes em 250.908 pessoas infetadas durante a pandemia covid-19.
Fonte: ZAP