• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Ciência

Pela primeira vez, uma pessoa viva com VIH doou um rim para transplante

RedaçãoPorRedação
1 de Abril de 2019
Reading Time: 6 mins read
A A
0
Pela primeira vez, uma pessoa viva com VIH doou um rim para transplante
Share on FacebookShare on Twitter

sasint / Pixabay

Cirurgiões do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos (EUA), transplantaram um rim de um doador vivo com VIH positivo para um recetor também com VIH positivo, um avanço médico que esperam expandir para todos os órgãos e ajudar a mudar a perceção das pessoas sobre o vírus.

Segundo avançou o Science Alert no domingo, a doadora, Nina Martinez, de 35 anos, e o destinatário – que preferiu permanecer anónimo – estão a recuperar no hospital após a cirurgia, que ocorreu na passada segunda-feira. Pela primeira vez num ano, o recetor deixou de precisar de diálise renal.

Este procedimento é mais um passo na evolução do VIH – considerado como morte certa quando a epidemia de SIDA começou, em 1981 – e um avanço para 1,1 milhões de pessoas portadoras do vírus, indica a notícia, primeiramente divulgada pelo Washington Post.

Atualmente, a medicação pode suprimir a infeção a níveis indetetáveis ​​em muitas pessoas. Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump prometeu acabar com a transmissão do vírus no país até 2030. Contudo, o estigma associado ao vírus ainda permanece.

“A sociedade vê pessoas como eu como indivíduos que trazem a morte”, disse Nina Martinez numa entrevista antes da operação. “E eu não consigo encontrar uma maneira melhor de mostrar que pessoas como eu podem trazer vida”, frisou.

A mulher, que contraiu o VIH numa transfusão de sangue quando era bebé, esteve presente numa conferência de imprensa para anunciar a cirurgia, a primeira do género. Aos jornalistas, contou que se sentia bem e que estava ansiosa para se preparar para a Maratona de Fuzileiros Navais, que decorre em outubro, em Washington.

First living HIV-positive donor provides kidney for transplant in medical breakthrough – “They have a disease that 30 years ago was a death sentence. Today, they’re so healthy they can give someone else life.” https://t.co/du0GhWafml

— National MOTTEP (@NationalMOTTEP) March 28, 2019

“As pessoas com VIH não podem doar sangue, mas agora são capazes de doar um rim”, referiu Dorry Segev, professor de cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, que liderou a pesquisa e removeu o rim esquerdo de Nina Martinez.

“Têm uma doença que há 30 anos era uma sentença de morte. Hoje, são tão saudáveis ​​que podem dar vida a outra pessoa”, acrescentou.

Desde 2016, já foram transplantados 116 órgãos de doadores seropositivos falecidos para recetores com VIH, quando uma nova lei passou a permitir a cirurgia. Entre as pessoas sem VIH, mais de 152 mil rins de doadores vivos receberam transplantes nos últimos 30 anos e algumas centenas de fígados são transplantados a cada ano, lê-se no artigo.

Mais de 113 mil pessoas estão na lista de espera dos EUA para transplantes de órgãos, a maioria em busca de rins. Outros estão doentes demais para fazerem parte dessa lista ou são retirados da mesma quando a doença progride.

Até agora, deixar uma pessoa seropositiva com apenas um rim era considerado muito perigoso porque a infeção e os medicamentos que a controlam aumentam as ‘chances’ de desenvolver doença renal.

No entanto, um estudo realizado em 2017 com 42 mil pessoas, lideradas por pesquisadores da Universidade de Hopkins, mostrou que, para alguns portadores do VIH positivo o risco de desenvolver doenças renais graves não é muito maior do que para muitas pessoas VIH negativas, especialmente aquelas que têm determinados hábitos, como fumar.

O órgão de Nina Martinez foi implantado no recetor por uma equipa separada de cirurgiões, o procedimento normal no transplante. A operação foi realizada por Niraj Desai, professor assistente de cirurgia no Hospital de Hopkins.

O rim foi implantado próximo à pélvis do recetor, através de uma pequena incisão no abdómen, embora os seus rins não tenham removidos, ao contrário do que é a prática comum, declarou Niraj Desai.

Os recetores de rins podem esperar de 20 a 40 anos por um desses órgãos, apontou Dorry Segev, com aqueles que recebem doações de rins vivos a aguentar um pouco mais do que aqueles que recebem os órgãos de doadores falecidos. Após um determinado período, o recetor necessita de outro transplante ou volta a fazer diálise.

Nina Martinez e o destinatário permanecerão a tomar medicação anti-retroviral indefinidamente para controlar o vírus. Como podem ter diferentes variações do vírus e distintas resistências à medicação, os médicos vão monitorizar de perto o recetor nos próximos meses.

Este tomará igualmente medicamentos para evitar a rejeição do órgão, não se esperando que estes interfiram significativamente com os fármacos supressores do VIH.

Nina Martinez está com saúde física quase normal e a sua carga viral é indetetável. “A sua saúde é excelente. O seu vírus está bem controlado e o seu sistema imunológico é essencialmente normal”, disse Christine Durand, professora de medicina na Hopkins e membro da equipa que a avaliou.

The beauty of it is that the operation itself was like the hundreds of other living donor operations that I’ve done; it was just a regular live donor operation. https://t.co/JEekOdb4Cw (thanks @CNN!)

— Dorry Segev (@Dorry_Segev) March 28, 2019

Em 1983, Nina Martinez e sua irmã gémea nasceram prematuras, com 28 semanas, tendo desenvolvido anemia. Filha de um oficial da Marinha, foi levada para um hospital militar onde recebeu uma transfusão de sangue, nos dias que antecederam o teste para o VIH. Acabou por contrair o vírus, que só descobriu antes de uma cirurgia ao olho, aos oito anos.

Na escola, era observada para garantir que não representava perigo para as outras crianças, contou. Mais tarde, soube que um diretor perguntou: “Por que a estamos a educar com dinheiro público se vai morrer?”. Quando um colega de casa descobriu que Nina Martinez tinha VIH, saiu, deixando os seus pertences para trás.

“É uma grande alegria saber que estou a colocar uma história como essa por aí, porque essas pessoas precisam de reinício mental”, indicou.

Consultora de saúde pública em Atlanta, Nina Martinez estava ciente da lei que permite a cirurgia, aprovada em 2013. No ano seguinte, assistiu a um episódio da série televisiva “Grey’s Anatomy”, no qual os escritores inventaram uma história sobre um transplante de um doador VIH positivo vivo.

Quando um amigo seropositivo precisou de um rim, contactou o Hospital Hopkins para se voluntariar ao programa, que permitiu que se tornasse o primeiro doador no teste clínico. Mas o seu amigo acabou por morrer antes que ela pudesse doar o rim. Nina Martinez acredita que a sua escolha irá repercutir na lista de espera de transplantes.

TP, ZAP //

Tags: Ciência & SaúdeDestaqueEUAmedicinaMundoVIH
Artigo Anterior

Muco que cobre peixes pode ser fonte de novos antibióticos contra bactérias multirresistentes

Próximo Artigo

TAP teve o segundo maior crescimento das emissões de carbono na Europa

Artigos Relacionados!

Colónia Alemã em Santa Catarina no Brasil tem Desenvolvimento Superior ao de Muitos Países Europeus
Economia

Colónia Alemã em Santa Catarina no Brasil tem Desenvolvimento Superior ao de Muitos Países Europeus

Tragédia aérea na Índia deixa mais de 290 mortos — sete portugueses estavam a bordo
Mundo

Tragédia aérea na Índia deixa mais de 290 mortos — sete portugueses estavam a bordo

Células Estaminais: Avanços e desafios na medicina regenerativa
Ciência

Células Estaminais: Avanços e desafios na medicina regenerativa

Gastroenterite Viral: Um Desafio Persistente na Índia
Mundo

Gastroenterite Viral: Um Desafio Persistente na Índia

Obesidade Infantil e seus Impactos na Coluna Vertebral: Uma Perspectiva Neurocientífica
Ciência

Obesidade Infantil e seus Impactos na Coluna Vertebral: Uma Perspectiva Neurocientífica

Ciência

O Medo do Novo e a Relação com a Inteligência: Uma Análise Científica

Próximo Artigo
TAP teve o segundo maior crescimento das emissões de carbono na Europa

TAP teve o segundo maior crescimento das emissões de carbono na Europa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × three =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimas Notícias!

Penafiel volta a receber escorrega de água gigante nos dias 12 e 13 de julho

Penafiel volta a receber escorrega de água gigante nos dias 12 e 13 de julho

Ana Arrebentinha apresenta espetáculo de stand-up em Castelo de Paiva no dia 15 de julho

Ana Arrebentinha apresenta espetáculo de stand-up em Castelo de Paiva no dia 15 de julho

PS Penafiel apresenta candidatos às freguesias de Oldrões, Croca, Rio Mau e Canelas

PS Penafiel apresenta candidatos às freguesias de Oldrões, Croca, Rio Mau e Canelas

Peroselo ganha novos equipamentos ao serviço da população

Peroselo ganha novos equipamentos ao serviço da população

Análise Meteorológica e Risco de Incêndios em Castelo de Paiva e Região Centro-Norte: Acaso ou acção humana?

Análise Meteorológica e Risco de Incêndios em Castelo de Paiva e Região Centro-Norte: Acaso ou acção humana?

Artigos Recentes

Penafiel volta a receber escorrega de água gigante nos dias 12 e 13 de julho

Ana Arrebentinha apresenta espetáculo de stand-up em Castelo de Paiva no dia 15 de julho

PS Penafiel apresenta candidatos às freguesias de Oldrões, Croca, Rio Mau e Canelas

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In