No próximo dia 26 de julho, o espaço verde urbano de Penafiel volta a ser preenchido com entusiasmo, afeto e recordações, com mais uma edição da jornada dedicada aos ascendentes seniores, uma efeméride que surgiu precisamente neste município, graças à dedicação da penafidelense Elisa Couto, figura central na oficialização desta data comemorativa a nível nacional em 2003.
Impulsionada pelo desejo de prestar tributo aos idosos familiares do país, Dona Elisa Couto batalhou persistentemente até conseguir ver a jornada comemorativa reconhecida e inscrita no calendário oficial, fixada no dia 26 de julho. Desde então, Penafiel tem mantido viva essa tradição, com uma iniciativa anual que reúne milhares de seniores e núcleos familiares, oriundos de diversas zonas, num ambiente de confraternização, homenagem e valorização do papel central dos veteranos familiares na estrutura doméstica e comunitária.
A edição deste ano tem início às 10h com a atividade “Maiores em Atividade”, seguida por uma celebração religiosa ao ar livre, presidida por D. Vitorino Soares, prelado auxiliar da diocese do Porto. Ao longo do evento, os participantes poderão usufruir de ações de rastreio médico, uma mostra de viaturas de época, momentos de entretenimento e interpretações de música folclórica nacional, além de um grande almoço ao ar livre, entre outras dinâmicas organizadas especialmente para exaltar os mais velhos.
Neste encontro dedicado às figuras centrais do lar, Penafiel reafirma-se como o verdadeiro ponto de partida do Dia dos Avós, mantendo vivo o afeto, a entrega e o reconhecimento por todos aqueles que simbolizam experiência, ternura e afeto incondicional.