A Câmara Municipal de Penafiel avançou esta semana com o concurso público para a construção de uma nova avenida que ligará a rotunda de Santa Marta, na EN15, à EN320 (Rua Abílio Miranda), em direção a Bustelo.
A obra, já aprovada pelo executivo municipal, representa um marco importante na estratégia de melhoria da mobilidade no concelho. Com cerca de 600 metros de extensão, a nova via criará uma ligação direta entre a Variante do Cavalum e a EN320, contribuindo para aliviar o trânsito no centro da cidade e promovendo uma circulação mais fluida, segura e sustentável.
Para o presidente da autarquia, Antonino de Sousa, a intervenção é “fundamental para a melhoria da mobilidade em Penafiel”, sublinhando que a avenida “conclui a Variante do Cavalum, 30 anos depois”. O autarca destacou ainda que a obra “vai retirar trânsito da malha urbana central, facilitar o acesso a zonas residenciais e equipamentos como o Estádio Municipal 25 de Abril, a zona industrial nº2, hipermercados, o acesso à A4, e preparar esta área para um desenvolvimento urbano mais qualificado e sustentável”.
O projeto prevê duas faixas de rodagem separadas por uma rotunda central e a construção de uma nova rotunda no entroncamento com a EN320. Inclui também a requalificação e alargamento do troço existente, com muros de suporte ajustados à topografia do terreno.
A empreitada abrange ainda a instalação das principais infraestruturas — redes de abastecimento de água, saneamento e iluminação pública — e insere-se numa visão estratégica de desenvolvimento urbano alinhada com as necessidades atuais e futuras da população penafidelense.