O Penafiel venceu hoje em casa o Santa Clara por 3-0, alcançando a terceira vitória consecutiva, e assumiu a liderança provisória da II Liga de futebol, num jogo entre candidatos à subida da 30.ª jornada.
A incontestada vitória dos penafidelenses teve a assinatura dos três melhores marcadores da equipa: Fábio Abreu, agora com 11 golos, inaugurou o marcador, aos 22 minutos, Gustavo (nove golos) fez o segundo, aos 47, na transformação de uma grande penalidade muito duvidosa, e Fábio Fortes (seis) fez o terceiro e fixou o resultado final, aos 73.
Num jogo repartido e com oportunidades de golo para as duas equipas, o Penafiel teve mais iniciativa e mostrou melhor coletivo, promovendo um futebol apoiado, de pé para pé, ao invés do Santa Clara, uma equipa hoje mais reativa e que sentiu dificuldades para ligar o seu jogo, privilegiando um estilo mais direto e previsível.
Numa fase ainda indefinida do encontro, Fábio Fortes colocou os locais em vantagem, na recarga a um primeiro remate de Vasco Braga defendido por Marco Pereira, com o avançado penafidelense a ser mais rápido do que o seu marcador.
O Santa Clara, sem grande intensidade, acusou o golo e passou por uma fase complicada, correndo mais atrás da bola e podia ter sofrido mais golos, em remates de Gustavo, aos 28 e 38 minutos, neste último com a bola a acertar o poste, na transformação de um livre direto.
A lesão do influente lateral esquerdo penafidelense José Gomes, que se aguentou diminuído em campo até aos 34 minutos, permitiu um ligeiro despertar do Santa Clara, que aproveitou a troca para se aproximar com perigo da baliza de Ivo Gonçalves, mas Thiago Santana, solto na área, cabeceou por cima e João Reis, a seguir, falhou a baliza por pouco.
A segunda parte arrancou praticamente com o segundo golo, anotado por Gustavo, da marca dos 11 metros, por alegada falta de Marco Pereira sobre Gleison, ficando a sensação de que o guarda-redes do Santa Clara cortou primeiro a bola antes do inevitável choque.
A partir deste momento, a equipa da casa geriu o jogo com bola, aproveitando a falta de pressão dos açorianos, cada vez mais apostados num jogo direto, sendo a exceção um lance aos 71 minutos, iniciado e concluído por Paulo Grilo com um remate perigoso na área, antes de Fábio Fortes, dois minutos depois, numa transição rápida, fixar o resultado final.
Com esta vitória, o Penafiel assumiu provisoriamente a liderança da II Liga, com 53 pontos, colocando-se como um forte candidato a um dos dois lugares de subida.
Jogo no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel – Santa Clara, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fábio Abreu, 22 minutos.
2-0, Gustavo, 49 (grande penalidade).
3-0, Fábio Fortes, 73.
Equipas:
– Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Diouf, José Gomes (Daniel Martins, 34), Romeu Ribeiro, Vasco Braga, Gustavo, Fábio Fortes (Hélio, 90), Fábio Abreu e Gleison (Márcio, 90+4).
(Suplentes: Tiago Rocha, Paulo Bessa, Luís Dias, Daniel Martins, Hélio, César e Márcio).
Treinador: Armando Evangelista.
– Santa Clara: Marco Pereira, Vítor Alves (Paulo Grilo, 64), Accioly, Marcelo Oliveira, Igor Rocha, Pacheco, Rúben Saldanha, Diogo Santos (Clemente, 46), João Reis (Pineda, 78), Thiago Santana e Minhoca.
(Suplentes: Rodolfo Cardoso, Daniel Coelho, Paulo Grilo, Pineda, Kaio Fernando, Stephens e Clemente).
Treinador: Carlos Pinto.
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pacheco (21), Igor Rocha (30) e Thiago Santana (90+1).
Assistência: 1.133 espetadores.