No oitavo dia da Agrival, que decorreu esta sexta-feira, 29 de agosto, em Penafiel, realizou-se o Concurso do Melão Casca de Carvalho, uma das iniciativas mais aguardadas do certame. A edição deste ano contou com 19 concorrentes, tendo sido distinguido como vencedor o produtor Agostinho Pinto, de 69 anos, natural de Lousada.
Com uma experiência de quase meio século na produção de melão, Agostinho Pinto afirmou que este é o trabalho agrícola de que mais gosta, apesar de também se dedicar à produção de carne e vinho. “Tenho orgulho de mostrar sempre o meu melão, porque faço isto com muito gosto e na agricultura é aquilo que mais gosto de fazer”, sublinhou. O produtor revelou ainda que participa neste concurso há cerca de 15 a 17 anos e que o faz sempre com entusiasmo. “Gosto de participar, é aquilo que mais gosto de fazer na terra. Tenho orgulho de mostrar sempre o meu melão”, afirmou.
Questionado sobre o segredo para alcançar um melão de excelência, destacou sobretudo “muito trabalho, muita dedicação e boas condições meteorológicas”, acrescentando que “se o tempo for como este ano, é difícil fazer um melão como o que estava em concurso”. Agostinho Pinto contou ainda que a tradição familiar está assegurada, uma vez que os filhos também têm interesse na produção. “Tenho dois filhos que também gostam muito disto e tenho um que vai dar continuidade porque também gosta muito deste melão”, disse.
O Concurso do Melão Casca de Carvalho é já um dos momentos de maior tradição da Agrival, valorizando um dos produtos mais emblemáticos da região.


