No próximo sábado, 27 de setembro, pelas 21h30, a Rota do Românico celebra em simultâneo o Dia Mundial do Turismo e os sete anos do Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, através de uma visita comentada que pretende valorizar o património histórico e cultural dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Durante a iniciativa, será apresentada uma escultura em madeira do século XVII, cedida por Eugénia Almeida, que passa a integrar a coleção permanente do espaço. A obra foi recentemente submetida a trabalhos de conservação e restauro, realizados gratuitamente pela empresa Dalmática.
O percurso contará também com um momento artístico protagonizado por um ensemble de clarinetes do Conservatório do Vale do Sousa, acrescentando uma vertente musical à comemoração.
A participação nesta atividade é gratuita, embora as inscrições já estejam esgotadas. No entanto, durante o dia 27 de setembro, até às 18h, o acesso será livre tanto ao Centro de Interpretação do Românico (em Lousada) como ao Centro de Interpretação da Escultura Românica (em Abragão, Penafiel).
Desde a sua inauguração em 27 de setembro de 2018, o CIR consolidou-se como um espaço de referência para o conhecimento da história, da arte e das personalidades ligadas ao território, com ênfase nos séculos XI a XIV, período de maior expressão do românico em Portugal.