Arqueólogos dizem ter encontrado a lendária “Igreja dos Apóstolos” perto do mar da Galileia, no norte de Israel.
Uma equipa de arqueólogos dos Estados Unidos e de Israel passou mais de quatro anos a escavar um local arqueológico, perto do mar da Galileia, no norte de Israel. Agora, segundo o Live Science, os cientistas dizem ter encontrado a “Igreja dos Apóstolos”.
Os investigadores pensam que a igreja católica com 1400 anos encontrada pode ser a lendária igreja, construída sobre a casa dos apóstolos e irmãos Pedro e André, dois dos primeiros seguidores de Jesus.
Steven Notley, geógrafo histórico do Nyack College, em Nova Iorque, afirma que a equipa acredita agora ter andado a escavar aquilo que antes foi a antiga vila de pescadores judeus de Betsaida, que mais tarde se tornou a cidade romana de Julias.
A descoberta é controversa porque os arqueólogos têm andado a escavar um local alternativo para esta aldeia bíblica desde o final dos anos 80 em Et-Tell, a cerca de um quilómetro e meio deste novo local perto de Beit Habek, também conhecido como El Araj.
Notley afirma que a equipa está agora convencida de que esta é que é a localização de Betsaida. “Só estamos a afirmar isto depois de três ou quatro anos. Temos muitas mais evidências para apoiar esta nossa nova afirmação”, diz ao mesmo site.
Betsaida é mencionada várias vezes no Novo Testamento: diz-se que Jesus curou um cego ali, que nas proximidades alimentou cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes e que andou nas águas do mar da Galileia.
A existência da “Igreja dos Apóstolos” começou por ser mencionada no ano de 725 D.C., quando um bispo da Baviera chamado Willibald visitou Betsaida, diz Notley.
A equipa sabia há algum tempo que seria encontrada uma igreja no local por causa da descoberta de mármore esculpido e peças ornamentadas de mosaicos. O chão e outras características arqueológicas foram finalmente reveladas pelas escavações deste verão.
Agora, os arqueólogos vão tentar escavar os restos de toda a igreja antes de decidir cavar ainda mais fundo, talvez até a uma estrutura religiosa anterior ou até mesmo a casa dos próprios apóstolos.
Os arqueólogos norte-americanos e israelitas estão a estudar o local desde 2016. No ano seguinte, os investigadores anunciaram ter encontrado Julias, uma antiga cidade do império romano e a terra natal destes apóstolos.