O Bloco de Esquerda está a negociar com o Governo a criação de um taxa de IRS contra a especulação imobiliária.
Este domingo, Catarina Martins disse aos jornalistas, numa visita à Feira do Relógio, em Lisboa, que o Bloco de Esquerda está a negociar com o Governo a criação de uma taxa de IRS penalizadora para combater a especulação imobiliária.
Segundo o Observador, o objetivo passa por fazer com que “quem compra e vende num curto período de tempo com muito lucro” pague “uma taxa de IRS particular penalizadora”. Esta é uma das propostas que está a ser discutida no quadro da preparação do Orçamento do Estado para 2019.
Um dos maiores problemas que o país enfrenta atualmente é “o preço da habitação” que “está neste momento a sofrer a pressão de um bolha especulativa”, referiu a líder do Bloco. A medida está a ser negociada com o Governo desde maio, mas Catarina Martins não revelou qual o prazo em que a taxa é aplicada e qual o valor da taxa.
Para a coordenadora bloquista, a aplicação de uma taxa de IRS especial terá três efeitos positivos: “por um lado, trava a bolha especulativa, por outro lado angaria receitas para o Estado e em terceiro lugar ajuda a controlar os preços da habitação“.
“É preciso mesmo penalizar quem compra imobiliário para vender pouco tempo depois com muito lucro porque é a única forma de travar a bolha especulativa”, afirmou, sublinhando: “Não podemos fazer de conta que não existe uma bolha especulativa em Portugal”.
Fonte: ZAP