Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Castelo Branco recebe ação de recenseamento eleitoral de Cabo Verde
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Política - Castelo Branco recebe ação de recenseamento eleitoral de Cabo Verde

Política

Castelo Branco recebe ação de recenseamento eleitoral de Cabo Verde

Last updated: 11 Fevereiro, 2026 22:43
Redação/Paivense
Share
SHARE

A Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal promove, nos dias 12 e 13 de fevereiro, uma ação de recenseamento eleitoral dirigida aos cidadãos cabo-verdianos residentes na região de Castelo Branco. A iniciativa decorre no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Escola Superior de Educação, hall de entrada, entre as 10h e às 18h, reforçando o acesso ao exercício do direito cívico fora do território nacional.

O recenseamento destina-se a cidadãos portadores de passaporte cabo-verdiano, Cartão Nacional de Identificação ou Bilhete de Identidade, documentos exigidos para a atualização ou inscrição nos cadernos eleitorais. Uma ação que integra o calendário nacional da Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal, e que tem vindo a intensificar a presença no terreno junto das comunidades emigradas.

Este momento contará com a presença da nova cônsul honorária nomeada de Cabo Verde, Sofia Lourenço, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda. A participação da representante consular sublinha a articulação institucional entre os serviços eleitorais e a representação diplomática cabo-verdiana em Portugal, num esforço de proximidade às comunidades.

“Apelamos à mobilização da diáspora cabo-verdiana, sublinhando que o recenseamento é um instrumento central de participação democrática e de ligação cívica ao país de origem. A ação em Castelo Branco integra uma estratégia mais ampla de descentralização do atendimento, procurando reduzir barreiras geográficas e reforçar a inclusão eleitoral”, afirmou Sofia Lourenço.

Segundo os organizadores, não será necessária inscrição para participar.

Ígor Lopes

TAGGED:açãoCabo VerdeCastelo BrancoCastelo de PaivaCinfãescomissãodiasdirigida aosfevereiropaivensePortugalportugal promoverecebe açãorecenseamento eleitoralregião
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Casa da Granja apresenta exposição “Pejão, Vinte Anos Depois” e obra editorial de Pereira Lopes
Next Article Castelo de Paiva celebra o Carnaval com desfiles, tradição e muita animação
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Município de Paredes garante apoio em material escolar para alunos do 1º ciclo em 2026

Iniciativa municipal distribui vales para manuais e artigos de papelaria a estudantes carenciados

Amarante recebe selo de quatro estrelas pela dedicação às políticas de juventude

Autarquia foi distinguida durante o encontro nacional realizado em Castro Daire no…

Freguesia de Moure acolheu convívio comunitário para fortalecer laços entre gerações

Iniciativa municipal recuperou o espírito de vizinhança com jogos e gastronomia regional

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?