Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Costa quer abrir tudo a 1 de Junho. Micro-empresas vão ter apoios até 5 mil euros
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Coronavírus - Costa quer abrir tudo a 1 de Junho. Micro-empresas vão ter apoios até 5 mil euros

CoronavírusEconomiaPolítica

Costa quer abrir tudo a 1 de Junho. Micro-empresas vão ter apoios até 5 mil euros

Redação
Last updated: 2 Maio, 2020 12:30
Redação
Share
SHARE

João Relvas / Lusa

“Reanimar a economia é reanimar a vida”. É António Costa quem o diz, assumindo a esperança de que no próximo dia 1 de Junho seja possível “abrir todas as actividades”. O primeiro-ministro também anunciou apoios de “até 80% a fundo perdido” para as micro-empresas “para a aquisição de material de protecção”.

O anúncio foi feito por António Costa depois da assinatura de um protocolo de cooperação entre a Confederação do Comércio e Serviços (CCP) e a Direcção-Geral da Saúde (DGS), no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

O primeiro-ministro referiu que o Governo vai dar um apoio de entre 500 euros a 5 mil euros, com 80% a fundo perdido, às micro-empresas “para a aquisição de material de protecção”.

As candidaturas a estes novos apoios estarão disponíveis a partir de 11 de Maio num processo que deverá ser simplificado.

“Na segunda-feira, Portugal vai dar um passo para começar a reabrir muitas das actividades do sector comercial que foram encerradas por necessidade de contenção da pandemia de covid-19, mas a retoma é essencial que seja feita com segurança para quem trabalha nos estabelecimentos e dos clientes”, declarou o líder do executivo.

António Costa reforçou que a existência de condições de segurança “é fundamental para que os portugueses regressem com confiança aos estabelecimentos comerciais: cabeleireiros, barbeiros, institutos de beleza, stands de automóveis, livrarias ou lojas de roupa”.

“Além das normas gerais que o Governo tem vindo a trabalhar em sede de concertação social, tendo em vista a higiene e protecção no trabalho – normas transversais a todos os sectores -, há depois, naturalmente, especificidades próprias de cada ramo. Quem vai experimentar um carro tem condições diferentes de quem vai experimentar uma gravata”, comentou, a título de exemplo.

O primeiro-ministro também deixou clara a importância de “retomar, passo a passo, um maior nível da actividade na sociedade portuguesa”, considerando que “reanimar a economia é reanimar a vida“.

“Esperamos que no dia 1 de Junho possamos abrir todas as actividades”, sustentou ainda.

Na conferência de imprensa após a assinatura do protocolo entre a CCP e a DGS, a directora-geral de saúde, Graça Freitas, tratou de alertar que “o risco não desapareceu“, defendendo que a actividade económica deve regressar de forma “progressiva, faseada, cautelosa, mas também segura”.

“Portugal pode orgulhar-se de níveis de higiene e segurança no comércio, nos serviços e restauração que estão aos níveis melhores do mundo“, vincou, por seu turno, o ministro da Economia, Siza Vieira.

Já o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, esclareceu que os apoios às micro-empresas destinam-se aos “equipamentos”, mas também aos “serviços”.

Por fim, o presidente da CCP, João Vieira Lopes, reforçou que a “reabertura da actividade económica” a partir de segunda-feira “é uma necessidade” e “um risco necessário”.

Fonte: ZAP

TAGGED:ComércioCoronavirusDestaqueEconomiaGovernoNacionalpolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Castelo de Paiva: Câmara Municipal vai oferecer viseiras aos comerciantes
Next Article “Portugal entra nesta crise com economia mais resiliente”. Número 2 da CE elogia trabalho de Centeno
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

DEPOIS DE DÉCADAS PRIVADO, AQUEDUTO DE BUSTELO VOLTA AO CENTRO DE PENAFIEL

A Autarquia de Penafiel assegurou a incorporação do Aqueduto de Bustelo no acervo público, passando a assumir a sua administração…

Castelo de Paiva “ilumina o Natal” este sábado no Largo do Conde

A atmosfera natalina chega a Castelo de Paiva já no próximo sábado,…

CIM do Tâmega e Sousa debate transparência, eficiência e sustentabilidade na contratação pública

O Papel das Autarquias e das Entidades Sub-Regionais na Transformação dos Contratos…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Mau tempo deixa onze distritos em alerta amarelo

Onze distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima…

Cortes de água, luz e gás proibidos durante o Covid-19

A pandemia do Covid-19, veio alarmar todos os portugueses que já temem a crise que se sucede, devido à redução…

Há uma “galáxia fantasma” escondida ao lado da Via Láctea

V. Belokurov based on the images by Marcus and Gail Davies and Robert Gendler Da esquerda para a direita: Grande…

Banca pode eliminar mais 700 caixas multibanco

José Sena Goulão / Lusa O número de caixas multibanco desceu pela primeira vez a nível mundial em 2018. Mas…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

fifteen − eleven =

Lost your password?