Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Governo quer creches e jardins de infância em quartéis para ter mais mulheres militares
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - País - Governo quer creches e jardins de infância em quartéis para ter mais mulheres militares

PaísPolítica

Governo quer creches e jardins de infância em quartéis para ter mais mulheres militares

Last updated: 27 de Março, 2019
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

Paulo Novais / Lusa

O objetivo do Ministério da Defesa é aumentar o número de militares nas Forças Armadas, incluindo mulheres. Para isso, uma das medidas propostas passa pela criação, até 2021, de creches nas unidades militares.

O Ministério da Defesa está a ponderar incluir no conjunto de medidas do Plano Setorial para a Igualdade da Defesa Nacional (2019-2021) a criação de creches e jardins de infância em unidades militares, serviços centrais e ramos das Forças Armadas.

Segundo a edição desta quarta-feira do jornal Público, o objetivo é aumentar o número de militares nas Forças Armadas, incluindo mulheres.

O gabinete de João Gomes Cravinho explicou ao diário que “os organismos envolvidos estão a avaliar como a irão implementar” esta normal, que tem “subjacente a ideia de criação de espaços de apoio à infância que contribuam para a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar”.

No documento que contem as propostas do ministro para o plano rumo à igualdade no setor consta a criação de “creches e jardins de infância, serviços de apoio à monoparentalidade, salas de estar equipadas com entretenimento para crianças, ocupação de tempos livres, entre outros”.

De acordo com os números facultados pelo Governo, há 20% de mulheres no total de militares, civis e militarizados das Forças Armadas, havendo uma maior discrepância entre  pessoal militares do que entre o pessoal civil. Enquanto que entre os civis há 58% de mulheres e 42% de homens, no plano militar a percentagem de mulheres cai para 12%.

Além desta, o Plano Setorial para a Igualdade da Defesa Nacional inclui mais 29 medidas, propondo-se, por exemplo, a criação da figura de Gender Advisor no Estado-Maior-General das Forças Armadas e nos três ramos militares, ou a utilização de linguagem não discriminatória nos documentos oficiais.

No entanto, esta não é uma intenção nova do titular da pasta da Defesa. No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, João Gomes Cravinho tocou neste mesmo assunto num encontro com militares.

“Sabemos que a vida militar tem especificidades e condicionantes, mas sabemos também que podemos ir bem mais longe do que tem sido feito até agora. Vamos também melhorar as infraestruturas de apoio à parentalidade, entre outras. Estas são questões que são particularmente valorizadas pelas mulheres, devido às tradições da nossa sociedade, mas elas são aqui pensadas para homens e mulheres de igual forma”, afirmou na altura.

Fonte: ZAP

TAGGED:DefesaDestaqueigualdadeNacionalpolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Família perdeu a casa por dívida de 3.500 euros. E o caso não é único
Next Article EUA querem levar astronautas norte-americanos de volta à Lua em cinco anos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Câmara Municipal de Castelo de Paiva leva 1800 seniores a visitar Viana do Castelo em agosto

Iniciativa decorre no final do mês e integra o programa de promoção do bem-estar e da inclusão social da população…

Festival da Juventude e Francesinha revitaliza o Largo do Conde em Castelo de Paiva

Evento regressa nos dias 21 e 22 de agosto com uma aposta…

Rede Linhas reforça mobilidade rodoviária nos municípios do Douro, Tâmega e Sousa

O novo sistema de transporte público já circula na zona urbana de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?