Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Maçonaria reivindica estar na origem do Serviço Nacional de Saúde
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - País - Maçonaria reivindica estar na origem do Serviço Nacional de Saúde

PaísPolítica

Maçonaria reivindica estar na origem do Serviço Nacional de Saúde

Last updated: 23 de Janeiro, 2019
Redação Paivense
Share
2 Min Read
SHARE

Em comunicado com data de 18 de janeiro, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, defende que a nova lei de bases deve “sublinhar o papel de ganho civilizacional do Serviço Nacional de Saúde, promover uma maior transparência e responsabilização na gestão dos dinheiros públicos, clarificar os papéis dos parceiros envolvidos e regular os interesses legítimos do sector”.

O comunicado recorda como o Grande Oriente Lusitano esteve envolvido na origem do Serviço Nacional de Saúde – o falecido António Arnaut discutiu primeiro a lei que deu origem ao SNS em sessões maçónicas, no tempo em que era ministro dos Assuntos Sociais, do que no Conselho de Ministros.

“O Grande Oriente Lusitano, que esteve envolvido na sua génese e desde sempre definiu uma posição de apoio e suporte ao Serviço Nacional de Saúde, considera que este nuclear serviço público é uma grandiosa realização da nossa democracia, uma obra inserida na melhor tradição dos ideais republicanos e um elemento estruturante da sociedade portuguesa”, escreve Fernando Lima.

Para o grão-mestre, as políticas sociais “assumem-se como fatores de contenção e derrota dos movimentos populistas, totalitários e extremistas, com particular destaque para a emergência da extrema-direita em vários países europeus e no continente americano”. É “neste contexto preocupante” que também para o Grande Oriente Lusitano “assume particular relevância a discussão em curso sobre a Lei de Bases da Saúde e a sua melhor adequação às necessidades dos nossos cidadãos”.

A lei de bases que tem a marca de António Arnaut, o pai do SNS e antigo grão-mestre da maçonaria, e do médico João Semedo, foi apresentada pelo Bloco de Esquerda no ano passado no Parlamento e desceu à comissão parlamentar sem ter sido objeto de votação, um procedimento habitual na Assembleia da República.

Esta quarta-feira serão debatidos projetos-lei de todos os restantes partidos parlamentares e uma proposta de lei do Governo.

TAGGED:DestaqueMaçonariaNacionalpolíticasaúdeSNS
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cristiano Ronaldo pode perder condecorações da República
Next Article Amarante: MMASC acolhe exposição de Sérgio Pinhão
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Intense wildfire consuming forest trees at night, creating a dramatic and dangerous scene.

Crise climática e política na Amazónia: Estado do Amazonas atinge recorde histórico de fogos sob o governo Lula

A maior floresta tropical do planeta enfrenta uma das suas crises ecológicas mais graves dos últimos anos. De acordo com…

Arouca assinala Dia do Património Cultural Imaterial com foco nas tradições

Museu Municipal promove sessão especial com exibição de documentário e presença da…

Cinfães atribui dez mil euros a associação de Souselo para comprar viatura elétrica

O financiamento municipal cobre quarenta por cento do custo total e promove…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?