Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Peso da despesa pública vai disparar para quase metade do PIB. É a maior subida desde 1953
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Peso da despesa pública vai disparar para quase metade do PIB. É a maior subida desde 1953

EconomiaPolítica

Peso da despesa pública vai disparar para quase metade do PIB. É a maior subida desde 1953

Redação
Last updated: 12 Junho, 2020 13:05
Redação
Share
SHARE

José Sena Goulão / Lusa

Este ano, o peso da despesa pública deverá regressar para valores muito próximos de 50% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo a edição desta sexta-feira do jornal Público, o Orçamento Suplementar, que tem como objetivo conter os danos causados pela crise provocada pela pandemia de covid-19, vai forçar o Estado a subir a despesa pública.

A subida será a maior desde 1953, ano até onde vão os registos do Banco de Portugal. O peso da despesa pública no PIB vai passar de 42,7% para 49,7%, ou seja, com o aumento de sete pontos percentuais, o Estado vai representar perto de metade da economia nacional.

Esta subida é uma consequência das medidas do Governo para tentar suportar a economia num momento em que o setor privado registou uma paragem abrupta devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o diário, a subida mais próxima de que há registo remonta a 1981, quando o aumento do peso da despesa pública no PIB foi de 5,7 pontos percentuais. Depois da crise de 2008, o aumento que se verificou em 2009 foi de 4,9 p.p., mantendo-se neste registo até se iniciar a retoma económica em 2015.

As principais causas deste aumento são o aumento dos subsídios (nomeadamente para financiar o lay-off), as despesas sociais e as despesas de capital (como os mil milhões reservados para injetar na TAP).

As previsões do Governo apontam para uma queda de 5,9% do PIB em termos nominais e 6,9% em termos reais, ao passo que a despesa pública vai crescer 9,5%.

No entanto, a carga fiscal vai diminuir, uma vez que vão ser obtidos menos 5.200 milhões de euros do que estava previsto no Orçamento do Estado, o que significa uma queda de 7,8% em relação a 2019. As contribuições à Segurança Social também vão cair em cerca de 5,1%

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiafinançasNacionalorçamentopolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article BE admite viabilizar Orçamento Suplementar, mas faz exigências
Next Article Ordem dos Médicos diz que a saúde precisa de uma verba como a da TAP
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Aumento na procura por labradores cor de chocolate está a torná-los doentes e propensos à morte prematura

Mariela M. / Flickr Uma nova pesquisa mostrou que os labradores cor de chocolate são mais propensos a problemas de…

Governo alemão injeta 9 mil milhões na Lufthansa e fica com 20% do capital

Oliver Lang / EPA A Lufthansa e o Governo alemão indicaram esta terça-feira que chegaram a acordo sobre um plano…

Diante dos olhos dos médicos, os ossos de uma mulher desapareceram

Carol Garcia / AGECOM / GOVBA Os sintomas da mulher eram intrigantes: A dor no braço e ombro não passavam…

“Lembranças da Lua.” China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

Stuart Rankin / Flickr A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

three × five =

Lost your password?