Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Santana: Costa fez de Passos, PSD e CDS fizeram de geringonça
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - Santana: Costa fez de Passos, PSD e CDS fizeram de geringonça

PaísPolítica

Santana: Costa fez de Passos, PSD e CDS fizeram de geringonça

Last updated: 6 Maio, 2019 15:18
Redação
Share
SHARE

Em entrevista publicada esta segunda-feira no jornal “i”, Pedro Santana Lopes afirmou-se “em choque” com a primeira versão aprovada no parlamento do diploma que devolve todo o tempo de carreira congelado aos professores porque foi “um dos piores momentos da direita no pós-25 de abril”.

O Parlamento aprovou na quinta-feira, na especialidade, uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar pelos professores são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos dos docentes.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que se demitirá caso a contabilização total do tempo de serviço dos professores seja aprovada em votação final global no Parlamento.

No entendimento de Pedro Santana Lopes, quem abriu a caixa de Pandora foi o Governo com todas as expectativas que foi sustentando ao longo destes anos. “Depois, o Governo abre a caixa para uns, fecha para outros, passa a vida a abrir e a fechar a caixa. E portanto houve aqui uma inversão de papéis – o PSD e o CDS fizeram de geringonça, e Costa e Centeno fizeram de Passos Coelho e Vítor Gaspar”, ironizou.

Segundo o líder da Aliança, também Paulo Portas não pode ser esquecido porque fez parte do Governo. “Diria que a política portuguesa está ‘upside down,’ de cabeça para baixo ao contrário. E isso também foi um erro muito grave da direita no Parlamento porque deu a António Costa e Mário Centeno a oportunidade de consolidar uma imagem, ou de chamarem para si essa imagem das contas certas, que é um património também ele da direita e do centro-direita”, disse.

O líder do partido Aliança considera que esta “inversão de papéis” é “altamente desprestigiante” para a política nacional.

Sobre o anúncio do líder do PSD, Rui Rio de que o partido vai propor no plenário da Assembleia da República a inclusão de propostas de salvaguarda que apresentou na comissão parlamentar de Educação, Pedro Santana Lopes considerou que “há aqui um manifesto recuo“. “Rui Rio não volta a dizer que não conhece o texto aprovado em comissão [como o fez na passada sexta-feira]. (…) Mas a questão factual é esta: Rui Rio assume a contagem do tempo integral, diz que tem de ser negociada e não fala de uma questão muito importante.

Independentemente da razão dos professores, a posição da Aliança é a de que se existe o descongelamento de carreiras para uma classe profissional tem que ser avaliada as consequências dessa posição para todas elas”, sustentou.

De acordo com o líder do Aliança, o Governo conduziu este processo dos professores “muito mal logo de início“. “A Assembleia não pode legislar, o Governo decidir por uma classe e esquecer todas as outras que têm uma natureza jurídica equivalente”.

Questionado sobre o que faria a Aliança neste caso, Santana Lopes sublinhou que o partido “só aceitaria falar na perspetiva de um trabalho para todas as classes profissionais”. “E depois era preciso saber quanto custaria, saber quanto custaria, saber qual era a margem financeira para depois tomar a decisão. A Aliança nunca aceitará decidir trabalhar só para uma classe por razões meramente conjunturais ou meramente eleitorais”, disse.

Sobre um possível entendimento entre a Aliança e o PS num cenário de eleições antecipadas, Santana afirma que as coligações não estão “no caminho” do partido.

Fonte: ZAP

TAGGED:AliançaDestaqueNacionalpolíticaSantana Lopes
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Software português conquistou Hollywood com “meia dúzia de emails”
Next Article Pedófilo condenado pela morte de 3 crianças será o novo suspeito do caso Maddie
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Penafiel Racing Fest consolida sucesso desportivo com impacto recorde na oitava edição

Milhares de aficionados vibraram durante três dias intensos com a diversidade das provas e a qualidade competitiva apresentada no concelho

Castelo de Paiva transmite estreia de Portugal no Mundial 2026 em ecrã gigante no Largo do Conde

A iniciativa decorrerá no próximo dia 17 de junho, pelas 18h00, no…

Oliver Tree morre em colisão de helicópteros no Brasil a poucas semanas de atuar em Lisboa

O carismático músico norte-americano de 32 anos foi uma das seis vítimas…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?