Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Só há 5 mil euros para fiscalizar contas dos partidos durante a campanha das europeias
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - Só há 5 mil euros para fiscalizar contas dos partidos durante a campanha das europeias

PaísPolítica

Só há 5 mil euros para fiscalizar contas dos partidos durante a campanha das europeias

Last updated: 15 Abril, 2019 19:30
Redação
Share
SHARE

European Parliament / Flickr

As iniciativas da campanha eleitoral são fiscalizadas para se saber se as despesas e receitas que os partidos comunicam são efetivamente cumpridas.

A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) vai fiscalizar as ações e meios das candidaturas na campanha eleitoral das europeias recorrendo “à prata da casa” e centrada nos distritos de Lisboa e Porto.

Com um orçamento de cinco mil euros para a monitorização das eleições europeias, a ECFP vai contar com os próprios funcionários e contratar apenas cinco elementos externos para andarem no terreno durante o período de campanha, entre 13 e 24 de maio, a recolher dados sobre os meios utilizados pelas candidaturas.

“Iremos a alguns eventos com a prata da casa e alguns jovens que vamos recrutar. Na campanha haverá uma fiscalização mais intensa, mais direta, centrada em Lisboa e no Porto, com pessoas da nossa equipa e alguns estudantes que iremos contratar para fazer o levantamento” dos meios das campanhas, disse à Lusa o presidente da Entidade das Contas, Eduardo Figueiredo Dias.

As ações de monitorização abrangerão “todos os partidos e coligações eleitorais” concorrentes, adiantou. Os registos recolhidos no terreno sobre o número de pessoas nas iniciativas, almoços e comícios, meios de pagamento usados, o material de campanha usado e distribuído e das empresas que fornecem os serviços serão entregues à ECFP que fará o cruzamento dos dados com a informação entregue pelas candidaturas.

Este trabalho, que inclui entrevistas aos mandatários financeiros nacionais, diretores de campanha e outros “atores privilegiados” na organização das campanhas, visa determinar se os gastos declarados na campanha eleitoral correspondem às despesas efetivamente realizadas e se foi respeitado o limite legal de despesas.

Nestas eleições, os partidos e coligações concorrentes vão poder gastar até cerca de três milhões de euros cada um na campanha eleitoral, devendo os orçamentos ser entregues até esta segunda-feira, dia 15.

A lei prevê que o limite máximo de despesas seja de 300 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais por cada candidato apresentado, com uma redução de 20%, fixando assim para 21 candidatos efetivos e o máximo de oito suplentes um teto de 3.032.889 euros.

O orçamento da ECFP para as ações de monitorização dos meios envolvidos na campanha das europeias, de cinco mil euros, é bastante inferior ao que será atribuído para a fiscalização da campanha das legislativas de Outubro, de 20 mil euros.

As ações de monitorização foram realizadas pela primeira vez nas eleições de 2005, e decorrem da lei que entrou em vigor naquele ano, que criou a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

A EFCP pode requisitar ou contratar serviços de peritos ou técnicos qualificados em matéria de atividade partidária e campanhas eleitorais para a habilitar na fiscalização das contas.

Fonte: ZAP

TAGGED:eleiçõesNacionalpolíticaUnião Europeia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Portugal é o segundo país europeu que mais água gasta per capita
Next Article Cientistas apresentam primeiro coração impresso em 3D a partir de tecido humano
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando o forte espírito associativo do município. A autarquia…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?