O ministro da Defesa garantiu no domingo, em Guimarães, que a progressão das carreiras nas Forças Armadas será descongelada ainda em 2018 e que seguirá “um processo natural”.
Na cerimónia militar que encerrou a semana de celebração do Dia do Exército, João Gomes Cravinho, garantiu ainda que as Forças Armadas estarão em situação de poder “cumprir todas as tarefas” que lhe estão confiadas.
Segundo o ministro, o descongelamento das carreiras “é uma garantia”. “A progressão das carreiras faz parte da funcionalidade do Exército e das Forças Armadas e, portanto, é um processo natural”, disse Gomes Cravinho, citado pelo Diário de Notícias.
Questionado sobre quando serão descongeladas as carreiras, o ministro assegurou que seria “ainda este ano”.
“Temos um processo natural das Forças Armadas que vai ter continuidade natural e que vai permitir às Forças Armadas ter os efetivos nas diferentes posições que precisa para cumprir todas as suas tarefas”, disse Gomes Cravinho.
A cerimónia militar foi o primeiro contacto do novo Ministro da Defesa com os jornalistas desde que assumiu o cargo, substituindo Azeredo Lopes. A garantia de descongelamento vem responder a uma das grandes reivindicações do setor, que ainda em junho tinha marcado uma ação de protesto.
Fonte: ZAP