
A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios rurais nos próximos dias (19 e 20 de junho).
Devido à influência de uma massa de ar tropical que esta a afetar as regiões a Sul do Rio Tejo destaca-se a continuação do tempo quente e seco até à quarta-feira.
Para amanhã, terça-feira (19/6):
-Temperaturas máximas na generalidade do território acima dos 30°C. Valores mais elevados a registarem-se na região Sul a variar entre 30 e 35°C. Temperaturas mínimas próximas dos 20°C.
-Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante Leste, até final da manhã, soprando forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã.
-Probabilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial a partir da tarde e nas regiões do interior.
-HRA inferior a 30%, em especial nas regiões do Centro e Sul, com fraca recuperação noturna.
Para quarta-feira (20/6), prevê-se:
-Temperaturas máximas na generalidade do território acima dos 30°C. Valores mais elevados a registarem-se na região Sul (30 e 35°C). Temperaturas mínimas próximas dos 20°C.
-Probabilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, que poderão ser ocasionalmente fortes e de granizo.
-Vento moderado (até 35 km/h) do quadrante Leste no Algarve e forte (até 45 km/h) nas terras altas da região Sul, rodando temporariamente para o quadrante oeste no litoral oeste durante a tarde.
– HRA inferior a 30%, em especial nas regiões do Centro e Sul.
MEDIDAS DE AUTO PROTEÇÃO:
ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido a realização de Queimadas.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
-Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
-Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
-Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
-O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
-Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
-A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.