O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos.
Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor a identificar qual é actualmente “o seu pior inimigo global”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou por nomear a União Europeia como “inimigo”.
“Eu penso que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, tendo em conta o que eles fizeram connosco no que respeita ao comércio. A Rússia é um inimigo em vários aspectos e a China é um inimigo económico”, disse Donald Trump.
“Respeito os líderes desses países. Mas, no que diz respeito ao comércio, aproveitaram-se de nós, e muitos desses países estão na NATO e não pagaram as contas“, acrescentou Donald Trump.
As declarações de Trump à CBS, realizada durante a sua visita à Escócia, surgem depois de uma tensa cimeira da NATO, onde o presidente dos EUA criticou os seus aliados, e depois de um encontro com Theresa May, onde desconsiderou a líder britânica, elogiou os seus adversários internos e lhe sugeriu que não negoceie o Brexit. Este domingo, May revelou que Trump lhe disse para “processar a União Europeia”.
Referindo-se ainda à China, Donald Trump explicou que o facto de o país ser um inimigo económico dos EUA não significa que sejam “maus”, mas sim “competitivos”.
A Alemanha tem também sido um dos principais alvos das críticas de Trump, que na entrevista à CBS volta a criticar a maior economia europeia devido às suas ligações à Rússia. “Há muita raiva por a Alemanha estar a pagar milhares de milhões de dólares à Rússia. Também penso que é muito mau para a Alemanha”.
“Será que estão a levantar a bandeira branca?”, questionou Trump.
Donald Trump vai participar, esta segunda-feira, numa cimeira com o Presidente Russo, Vladimir Putin, que irá decorrer em Helsínquia, na Finlândia. O Presidente dos Estados Unidos da América, garantiu hoje não partir com grandes expectativas para o encontro com o homólogo russo.
“Não vou para a cimeira com altas expectativas”, disse Donald Trump.
Fonte: ZAP