No domingo, dia 11 de fevereiro, a serra de S. Domingos vai receber a iniciativa “RePlanta Paiva”, a partir das 11horas. A intervenção tem como objetivo plantar árvores como carvalhos, sobreiros, tílias e liquidâmbar, de modo a colmatar o negro que pinta atualmente a região fruto dos incêndios que deflagraram o concelho em outubro.
O movimento é coordenado pela paivense Ana Catarina Rocha que, juntamente com dezenas de voluntários e escuteiros vão replantar a serra de S. Domingos.
O Agrupamento de Escuteiros 1258 estará no local, ao dispor dos participantes com apoio logístico e para coordenar a organização da plantação, ajudando à distribuição das árvores angariadas pelos voluntários. Também a Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a colaborar com a iniciativa, nomeadamente com a cedência de material e árvores para plantação.
A promotora da iniciativa realça o envolvimento pessoal e a importância desta acção, como forma de contributo para ajudar Castelo de Paiva a renascer das cinzas. Acredita que, desta forma, é possível ajudar a reflorestar uma terra que viu mais de 60% da sua área geográfica destruída pelo fogo, bem como dotar de uma nova imagem esta serra.
Esta jornada de reflorestação tem o apoio da Fundação Árvore e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, e terá ainda o acompanhamento por parte dos gabinetes Florestal e Ambiente, entidades que disponibilizam o melhor apoio à iniciativa.
LEIA MAIS: