O olho-de-gato é um gênero de sinalização rodoviária capaz de refletir a luz dos faróis dos automóveis, permitindo a indicação dos limites da rodovia durante viagens noturnas.
Este tipo de sinalização é muito comum nas estradas modernas mas, e se lhe disser que este tipo de tecnologia é já utilizado desde a época romana?
Pois bem, uma das descobertas na famosa cidade de Pompéia foi exatamente perceber que os romanos já incluíam os famosos olhos-de-gato aquando da construção das duas estradas.
Obviamente, tecnologicamente não era exatamente igual mas a função era a mesma. Em algumas das estradas de Pompéia pode observar-se pequenas pedras brancas (normalmente quartzo) que eram estrategicamente inseridas no meio dos blocos de pedra maior que formavam o corpo da estrada.
Estas pequenas pedras brancas tinham a capacidade de refletir a luz dos candeeiros a óleo ou, se a noite estivesse límpida refletiam a luz da lua.
Desta forma as pessoas poderiam seguir de forma mais segura o seu caminho.
Esta invenção romana só seriam novamente usada muitos séculos mais tarde o que demonstra como eles estavam muito à frente do seu próprio tempo.