Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
De acordo com o SNPVAC, num comunicado emitido no início da semana, os 24 tripulantes portugueses ficaram sem condições para descansar e sem acesso a alimentação.
“Os 24 tripulantes ficaram desde a 1h30 até às 06h00 (hora local) sem acesso a comida, bebidas e até sem lugar para todos se poderem sentar“, criticava o sindicato. Por volta das 06h00, os trabalhadores teriam sido encaminhados para o lounge do aeroporto continuando “sem acesso a comida e a bebidas”.
O SNPVAC garantiu ainda que ia proceder a uma “denúncia formal”, de forma a que “situações desta natureza não voltem a acontecer”.
Questionada sobre a ocorrência, a companhia aérea respondeu que a fotografia se tratava de uma encenação.
Imagens da câmara de vigilância do aeroporto de Málaga, relevadas na quarta-feira pela companhia aérea, mostram os tripulantes reunidos no chão, fingindo dormir, enquanto outro funcionário tira a fotografia. Segundo o JN, após a fotografia ser tirada, a equipa levanta-se e regressam ao local onde estavam sentados.
De acordo com a Ryanair, devido à tempestade Leslie, alguns voos foram desviados para Málaga, local onde todos os hotéis estavam lotados – razão pela qual a tripulação portuguesa passou um breve período na sala dos tripulantes, tendo sido depois transferida para um lounge VIP, antes de voltar ao Porto no dia seguinte.
Fonte: ZAP