O S. João é em Cinfães! De 21 a 24 de junho, o santo folião festejou-se com música, dança, tradição, fogo-de-artifício, petiscos, folia e, sobretudo, muita animação. Milhares de pessoas aceitaram o convite da Câmara Municipal e vieram celebrar os Santos Populares a Cinfães. Grande destaque para a atuação de Emanuel e para os desfiles das marchas populares (infantis e adultos).
A noite mais longa do ano, noite de S. João, apresentou como cabeça de cartaz o artista Emanuel. Uma atuação que animou a noite e que foi antecedida pelo desfile das marchas populares com a participação de Souselo (Rancho Folclórico de Souselo); Travanca (Rancho Folclórico – as Moleirinhas); Escola Secundária de Cinfães; Nespereira (Rancho Folclórico de Nespereira); Cinfães (Bombeiros Voluntários de Cinfães e Clube Desportivo de Cinfães); e Fornelos (Rancho Folclórico de Fornelos).
Antes, no dia 22, foram apresentadas as marchas infantis, com a participação das escolas do 1º Ciclo de Santa Isabel; Tarouquela; Lavra; Fonte Coberta; EB 2/3 de Souselo; Nespereira; Santiago de Piães; S. Cristóvão e Cinfães.
Mas não era S. João se faltasse a música! O largo da feira quinzenal recebeu, ao longo dos 4 dias, os mais variados espetáculos musicais, onde sobressai o consagrado artista Emanuel e, como já vem sendo usual, uma mostra dos prestigiados e reconhecidos Artistas locais e regionais. Na quinta: Primeira Linha; sexta: Sirilanka; sábado: Pé de Dança.
Além dos espetáculos, o programa de festas assumiu ainda uma ininterrupta componente de animação popular com a Fanfarra dos Escuteiros de Oliveira do Douro; a presença do grupo de bombos “Os Carapuças de Espadanedo” e a atuação das Bandas Marciais de Cinfães e de Tarouquela. A cascata de S. João dos Escuteiros de Cinfães foi outra das presenças obrigatórias, sem esquecer as celebrações religiosas, com a realização da missa e procissão solene na tarde de 24 de junho.
Mais um evento de referência em Cinfães assente na qualidade e na valorização das nossas tradições e que, anualmente, atrai muitos visitantes a este destino naturalmente único.