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Home - Saúde e Bem Estar - Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar associa-se a campanha global para dar a conhecer doença silenciosa

Saúde e Bem Estar

Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar associa-se a campanha global para dar a conhecer doença silenciosa

Redação
Last updated: 7 Agosto, 2018 23:47
Redação
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·              Diabéticos, alcoólicos, idosos e vegetarianos são os principais grupos de risco, nos quais a doença chega a ter uma prevalência de 50%.
·              A Neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas provocando danos irreversíveis.
·              1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante.

“Escute o seu corpo” é o mote de uma campanha global que chega agora a Portugal para dar a conhecer os sintomas de uma doenças que, apesar de subdiagnostiada, sabe-se que atinge grande parte da população.

Contents
  • ·              Diabéticos, alcoólicos, idosos e vegetarianos são os principais grupos de risco, nos quais a doença chega a ter uma prevalência de 50%.
  • ·              A Neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas provocando danos irreversíveis.
  • ·              1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante.

Lançada com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a campanha apresenta-se com uma mensagem simples que aponta, de uma forma clara e direta, para as principais manifestações da neuropatia: a perda de sensibilidade, o formigueiro e o ardor, sintomas que afetam, sobretudo, o sistema nervoso periférico, ou seja os nervos dos braços e das pernas.

Como explica Jorge Brandão, médico de medicina geral e familiar e Vice-presidente da APMGF, «a Neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas. Ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas, o que conduz a um quadro sintomático desconfortável e perturbador da qualidade de vida dos doentes».

A Neuropatia atinge cerca de 8% da população geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos. 

A Neuropatia é uma doença cuja prevalência aponta para cerca de 8% da população em geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos. «Sabe-se que 50% das pessoas podem estar em risco de desenvolver Neuropatia com o passar dos anos e 1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante. É importante que as pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e procurem identifica-los junto do seu médico, de modo a travar ou controlar a doença», esclarece Jorge Brandão.

www.escuteoseucorpo.pt: uma plataforma de informação que dá a conhecer os sintomas, os grupos de risco e a importância da prevenção. 

Com vista a promover um maior conhecimento da doença e a sensibilização da sociedade em geral, esta é uma campanha que tem como suporte a plataforma www.escuteoseucorpo.pt,um espaço que dá a conhecer os sintomas, os grupos de risco e as razões que suportam a necessidade de promover o diagnóstico precoce. Para a APMGF, a questão do diagnóstico precoce é importante para intervir mais atempadamente e contrariar a evolução das doenças subjacentes. «Sabe-se que, quando diagnosticadas precocemente, as doenças que originam neuropatia podem ser revertidas ou, pelo menos, controladas, pelo que é importante que as pessoas reconheçam os sintomas de modo a travar os possíveis danos que, a longo prazo, se verificam a nível do sistema nervoso periférico, tornando-se irreversíveis quando a perda de fibras nervosas ultrapassa os 50%».

Sobre a campanha:

Escute o seu corpo é uma campanha global lançada pela Merck S.A. um pouco em todo o mundo. Muitas são as figuras públicas, as sociedades médicas e científicas e até grupos de doentes que se têm associado a esta causa que é chamar a atenção para uma doença que, apesar de ser muito comum, encontra-se subdiagnosticada.

As mensagens são simples e diretas e incidem sobretudo nos sintomas, grupos de risco e prevenção.

Em Portugal a campanha reúne toda a informação em www.escuteoseucorpo.pt, conta com a atriz Rita Blanco como embaixadora e com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. A campanha “Escute o seu corpo” arranca em Agosto de 2018 com uma campanha em televisão, com a presença de informação em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e com toda uma estratégia de comunicação digital.

Sobre a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

A APMGF é uma organização não-lucrativa que visa defender os interesses da classe médica em geral e da de Medicina Geral e Familiar em particular, assim como promover uma maior informação e atualização sobre a Medicina Geral e Familiar, os Cuidados de Saúde Primários e o Setor da Saúde em Portugal.

Através da colaboração com outras instituições em iniciativas de estudo, investigação e promoção da saúde, procura contribuir para a evolução da cultura médica e para a melhoria efetiva da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população portuguesa.

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