Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Covid-19: Estudo internacional mostra a efetividade do uso de máscaras
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Saúde e Bem Estar - Covid-19: Estudo internacional mostra a efetividade do uso de máscaras

Saúde e Bem Estar

Covid-19: Estudo internacional mostra a efetividade do uso de máscaras

Raphael Lucca
Last updated: 13 Setembro, 2021 18:36
Raphael Lucca
Share
SHARE
Foto: Freepik

Todos os dias quase 31 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 são aplicadas pelo mundo. Desde dezembro, já são mais de 5 bilhões e 600 milhões de doses. Os números são do portal Nosso Mundo em Dados e impressionam. Mas, até agora, 58%  da população mundial ainda não recebeu sequer uma dose de vacina.

Por isso, países que não têm recursos para fazer a imunização em massa buscam alternativas. Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos foi a Bangladesh para tentar controlar o surto da variante Delta do coronavírus, mesmo com poucas vacinas.

Para o doutor em epidemiologia e pesquisador em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz, Jessem Orellana, o estudo mostra a efetividade do uso de máscaras.

Durante 10 semanas os pesquisadores distribuíram regularmente máscaras para 340 mil pessoas que vivem em 600 localidades rurais de Bangladesh. E ensinaram como usá-las corretamente, além de incentivar o distanciamento social. O índice de uso de máscaras no país saltou de 13% para 42%. E os novos casos diários de covid-19 reduziram em um terço entre as pessoas idosas. A variante Delta é a predominante no país asiático.

Até o fim da semana passada Bangladesh tinha aplicado 20 milhões de vacinas e 12% dos moradores tiveram acesso a pelo menos uma dose. No Brasil, já são mais de 205 milhões de aplicações e 66% da população tomou pelo menos uma dose.

O pesquisador Jessem Orellana afirma que, mesmo com a vacinação avançada, podemos reduzir a circulação do coronavírus e suas variantes ainda mais rápido.

Até agora a Organização Mundial da Saúde identificou mais de 1.500 variantes do coronavírus. Cinco delas são consideradas de interesse, porque ainda afetam poucos países, mas têm potencial de contagiar mais pessoas, como a variante Mu. Outras quatro cepas, dominantes no mundo, são consideradas de preocupação, entre elas a Delta.

O infectologista e pediatra Renato Kfouri é consultor do Comitê de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira. Ele avalia que, apesar das variantes, a covid-19 caminha para se tornar uma doença endêmica. Ou seja, com ocorrência regional concentrada em algumas épocas do ano.

As máscaras cirúrgicas são as mais indicadas para usar em ambientes fechados. Só não esqueça que elas são descartáveis. Ou seja, depois de usar, é preciso jogar no lixo.

Fonte: Agência Brasil

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Acidente deixa três feridos em Castelo de Paiva
Next Article Caminho de Torres a caminho da certificação como itinerário do Caminho de Santiago
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 + 12 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Autarquia de Castelo de Paiva celebra 189.º aniversário com solenidade comemorativa nesta quinta-feira

A Administração Municipal de Castelo de Paiva vai promover, na manhã da próxima quinta-feira, dia 6 de novembro, uma cerimónia…

CASTELO DE PAIVA RECEBE 15.ª EDIÇÃO DO PASSEIO TT TURÍSTICO

Castelo de Paiva prepara-se para voltar a acolher o Passeio TT Turístico,…

AUTARQUIA DE PAREDES LANÇA TERCEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO DE TALENTOS MUSICAIS

O talento dos jovens paredenses volta a estar em evidência com o…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Descoberto o antídoto para o veneno mais mortífero do mundo

Derek Keats / Wikimedia O animal mais venenoso do mundo não é nem uma cobra nem um escorpião – é…

Preço de bens agrícolas sobe devido à pandemia

Aлександар Габона / Pexels Devido à pandemia de Covid-19, bens agrícolas como as laranjas, o arroz e o trigo estão…

Hábitos saudáveis auxiliam na prevenção do cancro

De acordo com estimativas do Instituto Oncoguia, 20 milhões de pessoas no mundo têm cancro. São muitos os motivos que…

Risco de infeção por sarampo pode aumentar 50% até 2050

Sanofi Pasteur / Flickr Os movimentos anti-vacinação e a hesitação de alguns pais em várias regiões do mundo estão a…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

3 × 5 =

Lost your password?