O Preparador físico e coach Marcelo Santana ensina dicas para conseguir conquistar o corpo de verão começando a treinar no inverno.
Estamos no inverno, e na estação mais fria do ano muitos acabam frequentando menos a academia e se rendendo às delicias calóricas da estação, como foundues, chocolates e doces diversos. O que vemos como consequência é uma superlotação de academias às vésperas do verão de pessoas que querem correr atrás do prejuízo e fazer bonito na estação mais quente do ano.
O preparador físico e coach Marcelo Santana é especialista em treinamento de força e musculação, e afirma que se as pessoas querem um “corpo de verão”, precisam começar seus chamados projeto verão desde o inverno: “não é a melhor solução fazer loucuras para o verão e depois correr atrás de dietas mirabolantes e ficar horas na academia. Manter uma dieta razoável e uma rotina de exercícios sempre será a minha recomendação”.
Para ajudar as mulheres a já entrarem no clima do verão que se aproxima, e chamar atenção positivamente com os ganhos conquistados com os treinos de inverno, Marcelo traz quatro dicas para otimizar os treinos de glúteos:
1- VARIEDADE
Ter em sua série exercícios multiarticulares (envolvem mais de uma articulação). Eles irão exigir uma quantidade enorme de músculos para serem realizados, trabalhando mais grupos musculares e trazendo melhores resultados. Exemplo : agachamento, levantamento terra e afundo (ótimas opções).
2- INTENSIDADE
Manipular as variáveis do exercício, ajuda a elevar a intensidade. Respeite os intervalos das séries e quando for trocar de exercício, faça isso sem perder tempo batendo papo e passeando pela academia.
Sobrecarga – evolua as cargas assim que sentir facilidade na execução do exercício estipulado pelo professor.
Claro, sem perder a técnica!
Amplitude – maiores amplitudes exigem mais da sua musculatura e seus glúteos participam de forma mais intensa dos exercícios.
3- DESCANSO
Dar uma recuperação adequada para a musculatura trabalhada intensamente, é imprescindível para que esteja apto no próximo treino e continue com os ganhos. A hipertrofia acontece quando a fibra, que sofre micro-lesões durante o treino, se reconstrói no período de repouso. Então é preciso respeitar esse intervalo.
4 – LEVANTA DO SOFÁ E VAI TREINAR
Nada de preguiça. Não adianta apenas desejar ter um corpo sarado pro verão. É preciso se motivar todos os dias, mesmo quando tudo parece contribuir para você não treinar. A mente precisa comandar o corpo. Como eu sempre digo: mente blindada.
Fotos de Maurício Del Cistia