Até o próximo dia 5 de dezembro o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) manterá a greve para todos os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o que no distrito de Aveiro inclui os 23 serviços de finanças, direção de finanças, loja do cidadão e serviços de Alfândega de Aveiro.
A greve estará afetando nos seguintes dias:
01 a 05, os serviços aduaneiros (no controlo da fronteira externa do país) da
Alfandega de Aveiro e suas delegações;
02 a 04, o balcão da AT na Loja do Cidadão de Aveiro (no atendimento ao
publico);
02 e 03, os serviços de finanças e direção de finanças, quer no atendimento
ao publico, quer nas demais funções afetas a estes serviços.
No distrito estão encerrados desde logo os serviços da AT na Loja do Cidadão e também 12 serviços de Finanças (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro 1, Aveiro 2, Castelo de Paiva, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, São João da Madeira, Feira 2, Feira 3).
Os restantes serviços, embora abertos, têm fortes constrangimentos no exercício das suas funções diminuindo muito a qualidade e celeridade do atendimento, encerrando mesmo algumas secções.
Os trabalhadores dos impostos protestam contra a falta de regulamentação das suas carreiras, que depois de revistas necessitam de ser reguladas, nomeadamente a transição para essas novas carreiras e o estabelecimento de um sistema de avaliação que vise a progressão na carreira com enfoque no desempenho e formação profissionais, assim como o recrutamento externo de novos
trabalhadores, dada a média elevadíssima de idade dos funcionários e necessidade de “passar conhecimento geracional”, entre outras reivindicações.