
A Serra do Montemuro vai (re)viver tempos idos das vigias que todos os dias calcorreavam as encostas da serra do Montemuro até ao maciço do S. Pedro do Campo em Cinfães,. A iniciativa conjunta dos baldios de Meridãos, Sá e Paradela, com o apoio do Município de Cinfães, da ANCRA, do Grupo Lobo, da Dolmen e da Comunidade Intermunicipal vai decorrer no dia 11 de agosto.
Esta iniciativa procura aliar a tradição das vigias que todos os dias saiam com o gado para o monte, ainda hoje presentes em algumas aldeias, com o prazer da descoberta da nossa gastronomia, etnografia e natureza. Com duas caminhadas no encalço dos rebanhos a serem realizadas nas duas vertentes, uma com saída de Meridãos e outra de Paradela, os participantes experimentarão os fantásticos trilhos da serra e poderão emergir nos sons do passado e sentir as brisas da serra do Montemuro. No final da caminhada, os saberes e sabores estarão presentes com um almoço convívio e muita animação a cargo da orquestra típica Os Cinfanenses.
Os interessados poderão inscrever-se junto dos conselhos diretivos dos baldios e com os seguintes contactos: 924 373 746 (Cristina Rocha); 966 368 537 (Fernando Mouta) e por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 8 de agosto.
Com esta iniciativa os organizadores pretendem salvaguardar a história, (re)viver estórias da serra, promover a realização de atividades em parceria e alavancar o potencial da serra e das suas gentes.