Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: António Francisco dos Santos homenageado em Cinfães
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Cinfães - António Francisco dos Santos homenageado em Cinfães

CinfãesSociedade

António Francisco dos Santos homenageado em Cinfães

Last updated: 5 Setembro, 2018 16:45
Redação
Share
SHARE

No dia em que completaria 70 anos, D. António Francisco dos Santos, falecido em setembro do ano transato, foi homenageado na sua terra natal, na freguesia de Tendais, em Cinfães. A sua vida e a sua missão como Bispo das dioceses de Lamego (originário), Braga (auxiliar), Aveiro e por fim do Porto foram simbolicamente perpetuadas num monumento, inaugurado e benzido no dia 29 de agosto, através de uma cerimónia emotiva, que reuniu familiares, amigos, autarcas, bispos e sacerdotes.

A partida precoce de D. António Francisco dos Santos gerou a consternação geral em Cinfães, bem como nas dioceses onde no exercício das suas funções, espalhou uma mensagem humanista cristã, solidária e fraterna. Um Homem desta dimensão humana merece o reconhecimento de todos. Com esse intuito, a Paróquia de Santa Cristina de Tendais, a Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais, prepararam uma homenagem a D. António Francisco dos Santos com a construção de um monumento evocativo de reconhecimento e de gratidão.

“Perpetuar um grande homem que nasceu em Tendais, Cinfães e que durante a sua vida teve sempre uma ligação afetiva muito forte a esta terra que o viu nascer e a estas gentes é o objetivo deste monumento”, sublinhou o presidente do Município de Cinfães, Armando Mourisco, acrescentando que “mais do que isso, foi alguém que deixou uma marca inolvidável por onde passou, pelo país, pelas dioceses onde esteve e é um orgulho tê-lo como Cinfanense. Ele que tanto amava esta Terra e estas gentes”.

O monumento foi projetado por Carlos Martins e é constituído por dois elementos: uma estátua em bronze, com dois metros de altura, da autoria do escritor Hélder de Carvalho, e uma base formada por quatro patamares e quatro painéis evocativos da ação desenvolvida por D. António Francisco dos Santos nas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto. A estátua foi financiada pela Irmandade dos Clérigos do Porto, pela Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e pela Santa Casa da Misericórdia do Porto. Os mecenas da base do monumento foram a Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais.

A cerimónia iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Lamego, seguindo-se a inauguração e bênção do monumento. Entre o prelado estiveram os bispos de Braga, Porto, Aveiro, Lamego, bem como sacerdotes de várias dioceses e congregações, assim como muitos populares também quiseram participar nesta homenagem a D. António Francisco dos Santos.

TAGGED:Município
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Trabalhador escondido em arca frigorífica. Patrões contornam inspeções
Next Article Piães promove Encontro Cultural de 7 a 9 de setembro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?