Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Comprar casa nos Açores pode pesar 20 vezes menos do que em Lisboa
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Comprar casa nos Açores pode pesar 20 vezes menos do que em Lisboa

EconomiaSociedade

Comprar casa nos Açores pode pesar 20 vezes menos do que em Lisboa

Last updated: 24 Outubro, 2019 14:15
Redação
Share
SHARE

José Luís Ávila Silveira / Pedro Noronha e Costa / Wikimedia

Ainda há zonas onde é possível comprar uma casa abaixo dos três dígitos e onde o rácio entre o preço do imóvel e o vencimento é de apenas três ou quatro vezes.

De acordo com o gabinete de estudos do Imovirtual, portal de busca de imóveis, para encontrar os locais mais acessíveis para se investir numa casa para morar é preciso ir às ilhas ou ao interior do país.

Na Calheta (São Jorge, Açores), um imóvel para habitação custa, em média, menos de 50 mil euros. Como o rendimento médio anual é de 13.293 euros, uma casa vale 3,71 vezes o rendimento – 371% do salário. “Uma casa nos Açores é ainda mais acessível do que se possa pensar”, refere a equipa do Imovirtual, que coloca as Lajes do Pico em segunda posição neste ranking, e Angra do Heroísmo e Praia da Vitória em sexto e sétimo lugares.

O pódio da acessibilidade fecha-se com Portalegre, no interior alentejano, que ocupa a terceira posição, e onde uma casa, já na faixa dos 85 mil euros, vale 4,7 vezes o rendimento médio anual. Castelo Branco, Beja, Guarda e Bragança, também cidades do interior, estão também entre as posições cimeiras, de acordo com o Diário de Notícias.

Por oposição, Lisboa, Faro e Porto são as cidades onde o preço das casas está mais desajustado dos rendimentos da população, com a capital do país a revelar-se bastante acima do segundo lugar menos acessível para comprar uma casa.

Para se adquirir um imóvel para habitação em Lisboa, são precisos 577 mil euros. Numa cidade em que o salário anual médio é de 25.169 euros, a casa vale 22,95 vezes o rendimento anual de um cidadão. São quase vinte vezes mais do que na Calheta, o concelho mais barato do país.

Em Faro, a casa vale 1325% do rendimento, estando os imóveis avaliados em pouco menos de 250 mil euros.

Em relação ao investimento em imobiliário, é a Calheta, na Madeira, que vence como “o melhor local para os investidores focarem a sua atenção, com os preços das casas a aumentarem uns massivos 1231,57% apenas em doze meses”. Évora segue em segundo lugar, com um aumento de 1204% em 2018 e 2019 e, na terceira posição, Vila do Porto, nos Açores, “que também merece atenção se o investimento for um dos aspetos importantes da compra de casa”.

Fonte: ZAP

TAGGED:AçoresDestaqueEconomiaHabitaçãoImóveisLisboaSociedade
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Caminhada ‘Rota dos Castanheiros’ acontece este domingo e tem inscrições abertas
Next Article Alunos deslocados têm de se registar todos os anos nas Finanças para deduzir a renda no IRS
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando o forte espírito associativo do município. A autarquia…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?