A paivense Maria Barbosa encontrou nas doçarias uma oportunidade para superar a crise económica e o desemprego. Por ter apreço pela pastelaria, ela investiu o talento e o orçamento que tinha para abrir a “Recanto dos Sabores” e começar o seu próprio negócio. Hoje confecciona bolos, doces e biscoitos, todos de fabrico próprio, que tem sido bem aceites até mesmo fora dos limites de Paiva.

A empreendedora de Castelo de Paiva está a expandir seus negócios para além do concelho e hoje recebe encomendas de toda a região do Tâmega e Sousa e até mesmo do Porto.

Para além do óbvio, Maria destaca-se por oferecer serviços diferenciados, como o “Piquenique Delivery”: “basta que o contratante nos informe aonde devemos fazer a entrega e levamos até si um piquenique completo, com bebidas, doces, bolos e tudo que o cliente assim quiser. Preocupamo-nos com todos os detalhes para que o cliente tenha apenas a parte aprazível do piquenique”.

Em entrevista para o Jornal Paivense, Maria Barbosa conta um pouco mais sobre o seu empreendimento
JP: Conte-nos como começou a fazer doces
MB: Comecei a fazer doces muito cedo, pois desde criança ficava fascinada e curiosa quando a minha mãe confeccionava bolos.

JP: Sempre teve habilidade para este ofício ou teve de aprendê-lo por necessidade da profissão?
MB: Sempre tive apetência ou habilidade nessa área, mas enveredar por essa profissão fez-me perceber que formações na área da pastelaria seriam uma mais valia para o meu sucesso. Sempre que tenho oportunidade complemento os meus conhecimentos com formações adicionais e estou sempre a procurar novidades para oferecer aos clientes. Penso que um dos segredos é nunca deixar de inovar.

JP: O que a fez atinar para este mercado?
MB: Entrei neste mercado por necessidade de um emprego numa determinada altura da minha vida. Fazer o que sabemos e o que realmente gostamos é o primeiro passo para vencer. Houve assim a oportunidade de criar o meu próprio emprego.
JP: Que dica podes dar pra quem deseja empreender e começar um negócio próprio como o teu?
MB: Para começar qualquer negócio é necessário o “querer”, acreditar, gostar do que se faz, seguir sempre em frente mesmo contornando obstáculos e sobretudo competência, profissionalismo e rigor.