Castelo de Paiva manteve-se fiel às tradições que anunciam a chegada desta data que desempenha tamanha importância religiosa e cultural não apenas no concelho, mas em todo o mundo cristão.
A antiquíssima procissão do Corpo de Deus, em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas sob lindíssimos tapetes de pétalas de flores, perdura nos tempos como uma das maiores marcas identitárias de Castelo de Paiva nesta data, para saudarem a passagem do Corpo de Deus.
As ruas do centro do concelho amanheceram enfeitadas e repletas de um colorido especial, que trouxe a todos os paivenses não apenas a lembrança do Cristo, cordeiro de Deus, mas da importância de lembrar-mo-nos de o quanto o colorido e o aroma das passadeiras de flores está intimamente ligado ao legado deixado pelos antepassados, e que perdura até hoje.
Veja galeria de imagens:
Sobre o Dia do Corpo de Deus
O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira. A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.
O Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, enquanto o Corpo de Deus, 60 dias depois.
Origem da celebração do Corpo de Deus
Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu a ela e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia. A partir disso, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram a celebração.
Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma “festa de guarda” com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa.
O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Feriado do Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, entretanto, em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.