O stand Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) na BTL recebeu hoje a visita do Prémio Nobel da Paz em 2007, Mohan Munasinghe, que abordou o tema da sustentabilidade no setor do Turismo. “Foi uma presença surpresa, mas que revela muito do dinamismo que estamos a procurar imprimir na região e da preocupação com a sustentabilidade ambiental que temos na Turismo do Porto e Norte de Portugal”, salientou Luís Pedro Martins, presidente da entidade.
Na pequena palestra proferida, Mohan Munasinghe destacou a importância da aposta “na sustentabilidade ambiental alicerçada em três vetores: financeiro, ambiental e social”. “Devemos produzir para alimentar as pessoas, viver dos recursos que o ambiente consegue produzir e, sobretudo, devemos proteger as pessoas porque, sem elas, de nada nos vale ser prósperos a nível financeiro e ambiental”, defendeu o Prémio Nobel da Paz.

Mohan Munasinghe sublinhou ainda os excelentes exemplos existentes Portugal, “nomeadamente a Norte com a cidade de Guimarães, sem esquecer, claro, o caso de Lisboa, que foi nomeada Capital Verde Europeia para 2020”.