O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo por tempo quente para oito distritos de Portugal continental, incluindo Braga e Vila Real, que se juntam a Bragança, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre. O alerta, válido até às 18h de quarta-feira, deve-se à persistência de temperaturas máximas elevadas.
O aviso amarelo é o nível menos grave em uma escala de três e indica uma situação de risco para atividades que dependem das condições meteorológicas. A previsão para hoje indica céu geralmente limpo, com períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro ao final do dia.
Espera-se uma queda nas temperaturas máximas nas regiões Norte e Centro, enquanto o Algarve terá um aumento. As máximas mais altas, de 39 graus Celsius, são esperadas em Évora e Castelo Branco, e a mínima, de 24 graus Celsius, em Aveiro.
O IPMA recomenda que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas e tome precauções para evitar problemas de saúde relacionados ao calor, como desidratação e insolação. É importante beber bastante água, evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia, e usar roupas leves e protetor solar.