A Associação Portuguesa de Imprensa promove nesta quinta-feira a edição de 2021 do Dia Nacional da Imprensa, sob o tema “A Transição para o Digital”, com os trabalhos a decorrerem no PCI – Creative Science Park, em Ílhavo, Aveiro.
Na ocasião serão apresentadas as iniciativas que marcaram o Ano da Imprensa Regional, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, e que contou com diversas realizações, entre as quais uma campanha de incentivo à leitura de imprensa regional.
Será também apresentado o projeto Google News Showcase, utilizando ferramentas que possam trazer mais informação, conhecimento e capacitação para as redações e para o negócio digital, ao mesmo tempo que possibilita traçar modelos que acrescentem valor aos conteúdos jornalísticos, respeitando a proteção dos Direitos de Autor e Direitos Conexos.
Em foco estará também o estudo intitulado “Deserto de Notícias”, de Giovanni Ramos, investigador da Universidade da Beira Interior, que reflete sobre a ausência de qualquer tipo de jornais em vários concelhos do País
No decorrer dos trabalhos, a APImprensa vai apresentar o seu estudo sobre a transição para o digital dos media, que mostra a realidade atual da imprensa em Portugal nesta matéria.
A Representação da Comissão Europeia em Portugal irá falar sobre o que está a ser feito no Plano da Democracia Europeia sobre os Media e a desinformação.
A necessidade de formação especifica do setor e é esse caminho que será discutido num painel dedicado aos recursos humanos, com a participação de jornalistas e investigadores.
Inês Cordeiro, Diretora da Biblioteca Nacional de Portugal fará uma intervenção sobre o Depósito Legal Digital, uma obrigatoriedade que correspondia ao envio de cerca de 10 exemplares de cada edição para a Biblioteca Nacional e que, a partir de agora, poderá ser feito de forma digital. No âmbito desta alteração, vai ser criado um grupo experimental para testar a transição do Depósito Legal em papel – obrigatório – para o digital e que, inicialmente, será facultativo e destina-se a jornais.
A terminar os trabalhos será feita a apresentação dos programas de Literacia Mediática em que a Associação está envolvida: o Media Veritas, para combate à iliteracia, desinformação e manipulação jornalística em jovens e seniores; e o LINKS, uma série de animação para alertar os mais jovens para as “fake news”, numa parceria com o Facebook e com a Vost.