Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano

EconomiaTurismo

Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano

Last updated: 16 de Julho, 2018
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

eager / Flickr

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, disse que o país está a perder cerca de um milhão de turistas todos os anos devido à lotação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

“Muito provavelmente, à volta de um milhão de turistas por ano. Sabendo o que cada turista gasta e a transversalidade do turismo, imagine-se o impacto que isto tem”, disse Francisco Calheiros em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Para o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, o aeroporto de Lisboa é “uma pedra no sapato” do país. Calheiros aponta a falta de capacidade da Portela e o facto de estarem a ser recusados a chegada de voos todos os dias por falta de slots – vagas para movimentação de aviões.

Calheiros recorda que o aeroporto “entupido” está a gerar danos negativos na imagem do país e dá o exemplo das filas criadas no controlo de passaportes. A responsabilidade, diz, é do Governo, a quem pede para não “privilegiar determinados interesses corporativos”.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal mostra-se ainda preocupado com as decisões que ainda faltam tomar. “Se amanhã se vier a descobrir que determinadas aves podem ficar prejudicadas pelo barulho dos aviões ainda vamos fazer mais um estudo de um ano. Isto não é possível”, explicou.

Montijo só deverá chegar em 2022

A solução prevista para o Montijo só deverá chegar em 2022, data que deixa o sector do turismo preocupado. Francisco Calheiros considera que é urgente tomar uma decisão e fazer avançar o projeto.

“De 2002 para 2009 passou-se de 34 para 36 milhões de dormidas. De 2009 para 2017 passou de 36 para 59 milhões. Isto é incomportável, são mais 20 milhões”, sustentou.

Na entrevista, Francisco Calheiros nota que ainda faltam quatro anos para a base aérea do Montijo estar a funcionar como pista complementar do aeroporto da Portela, caso tudo decorra dentro do previsto. Lembrou ainda que o “o Montijo não é o novo aeroporto, é a expansão da Portela”, reiterou.

Descontente com as longas filas e demoras no aeroporto de Lisboa, um passageiro norte-americano disse, em declarações ao Diário de Notícias, que o aeroporto “é gerido por amadores”, considerando mesmo esta situação uma “anedota”.

“Os habituais 45 minutos de demora para sair do aeroporto, um funcionário a carimbar passaportes de fora da União Europeia, é uma anedota”. “Os passageiros na fila estão a passar-se, é absolutamente inconcebível, duas pessoas sem fazer nada nas chegadas. Este sítio é gerido por amadores“.

Fonte: ZAP

TAGGED:aviaçãoDestaqueEconomiaGovernoLisboaNacionalTurismo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article A obesidade não causa risco maior de morte
Next Article Escolas voltam à normalidade esta semana. Sindicato Stop mantém greve
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães condiciona trânsito na Barragem do Carrapatelo durante quatro horas

Condutores devem optar pelas travessias alternativas da Ponte de Mosteirô e Entre-Os-Rios.

Câmara Municipal de Felgueiras promove mini arraial intergeracional em quatro ruas a 10 de outubro

Iniciativa municipal recupera memórias de convívio comunitário com jogos tradicionais e partilha…

Câmara de Castelo de Paiva investe 150 mil euros na requalificação de ruas em Fornos

Intervenção municipal abrange cinco artérias locais para melhorar a segurança rodoviária e…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?