Acordar num hotel em Castelo de Paiva no primeiro dia do ano 2018 já é, em alguns hotéis, uma opção impossível. Já existem vários hotéis com lotação esgotada para pernoitar de dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.
É o caso do Hotel Rural Quinta de São Pedro, em Sobrado, onde já não existem quartos disponíveis. O mesmo acontece no Rio Moment’s, em Várzea, na freguesia de Sobrado e Bairros. Também o alojamento local Bernardes House não possui vagas para a noite de Réveillon.
O Rio Douro Hotel & Spa encontra-se encerrado para obras e, por isso, não poderá ser nestas datas uma opção de alojamento na região.
Em Cinfães, o hotel Douro Green, que possui uma pontuação de 9,5 na plataforma online Booking, já não suporta mais reservas, à semelhança da Casa da Barragem do Douro, do Hotel Douro Porto Antigo e da Quinta Casal de Vila Pouca.
Já no concelho vizinho, o Arouca Geopark registou uma taxa de ocupação máxima, registando um aumento face ao ano anterior. Segundo nota divulgada no site, a presidente da Câmara, Margarida Belém, “esta ocupação é resultado do trabalho que a Câmara Municipal, a AGA e um conjunto diverso de outras entidades públicas e privadas têm vindo a desenvolver na promoção de Arouca como destino turístico de excelência, bem como na qualificação da oferta de alojamento e outras, que reforçam, a cada ano, a atratividade deste território classificado pela UNESCO.».
O número de reservas para a noite de Passagem de Ano denota a crescente procura da população por momentos de lazer junto à margem do rio Douro e do turismo rural.