A Câmara Municipal de Vouzela acolheu, na passada segunda-feira, 15 de novembro, visita de designer de moda, Daniela Pais, num evento que marcou o lançamento de novo projeto com foco no setor têxtil e sustentabilidade, bem como na recuperação de tradições locais.
Com início a partir do próximo ano, esta é uma iniciativa pensada por jovens com experiência internacional e, que vai ter como mote “pensar global, agir local”, fazendo uso dos princípios da economia circular. A ideia é apresentar uma abordagem estratégica apoiada na redução e reutilização de materiais, aumentando assim o valor e tempo de vida dos mesmos.
Este é um projeto alinhado com aquele que tem sido o compromisso do Município, em tornar-se cada vez mais sustentável e, que de resto tem envolvido a comunidade em vários quadrantes. Centrada na recuperação de tradições da região, em específico na produção de linho de tear, a iniciativa pretende ainda encontrar novas formas de transformar o setor, através da inovação, orientando o património têxtil para o futuro.
O evento de lançamento foi marcado pela visita de Daniela Pais, que fundou, em 2008, a marca de roupa sustentável –Elementum, construída sob a premissa de desperdício zero e utilização de materiais de origem natural com baixo impacto no ambiente. A sustentabilidade tem sido sempre uma prioridade da marca, em cada uma das etapas de produção, bem como a criação de roupas intemporais e com múltiplas funcionalidades, por forma a prolongar o ciclo de vida das mesmas.
Vouzela vai assim implementar, em 2022, novo projeto de apoio à produção local no setor têxtil e, que prevê minimizar desperdícios e valorizar tradições e património da região.