O destino Porto e Norte despertou o interesse de milhares de profissionais na Feira Internacional de Turismo (FITUR) que terminou este domingo, em Madrid.
A procura pelas experiências do Porto e Norte foi constante ao longo do certame. Os números apontam para a visita de 80 mil pessoas com preferências para o turismo de natureza, gastronomia e touring cultural e paisagístico.
Nos três dias de acesso exclusivo a profissionais, o espaço da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) recebeu mais de 165 reuniões com operadores turísticos e profissionais do mercado, oriundos da China, Japão, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha.
Registaram-se ainda inúmeras oportunidades de negócios com profissionais da América do Sul, nomeadamente do Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Este foi o quarto ano consecutivo que a TPNP promoveu na vizinha Espanha a diversidade e unicidade do território, com destaque para a Gastronomia e Vinhos.
Este ano, a Fitur superou todas as expetativas graças à forte adesão e empenho de todos os parceiros que divulgaram e promoveram a excelência do nosso destino”, comenta Melchior Moreira, presidente da TPNP. “Os excelentes proveitos do Porto e Norte, que em 2017 integrou o top 3 dos destinos favoritos dos turistas espanhóis, com um milhão de visitas, somados a estes números da FITUR, revelam a tendência de crescimento da região.
O mercado espanhol continua a assumir-se como o primeiro mercado externo,
o que sustenta a importância da nossa participação nesta grande feira de turismo”, acrescenta.
A gastronomia e os vinhos foram, novamente, dois fatores de sucesso. As inovadoras receitas do Douro, Porto, Minho e Trás-os-Montes, confecionadas por André Silva, Chef com estrela Michelin, conquistaram o palato dos profissionais e turistas espanhóis.
Mas a grande novidade deste ano ficou a cargo do barman Mário Valério que se inspirou na diversidade gastronómica da região para criar quatro cocktails que dinamizaram o stand do Porto e Norte.
Para o presidente da TPNP, “a Gastronomia e Vinhos são os dois produtos estratégicos que representam uma aposta consolidada na promoção do território e já são responsáveis por 23% das preferências dos turistas espanhóis.
O sucesso da nossa participação na Fitur deve-se também a estes dois fatores que têm
alavancado a imagem e notoriedade do Porto e Norte”.
A FITUR abriu as portas nos primeiros dias apenas a profissionais e alargou as visitas à população e a turistas no sábado e domingo. Esta é considerada a maior feira internacional do turismo que, nesta 37.a edição, recebeu cerca de dez mil empresas de 165 países e regiões.