A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) promove a 18 e 19 de setembro, em Braga, Porto e Viana do Castelo, a 14ª edição do LEED Forum, uma iniciativa que juntará responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as exigências dos postos de trabalho do futuro.
O LEED Forum arranca dia 18 de setembro (terça-feira), às 9h30, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, com a presença na sessão de abertura doMinistro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, da Secretária-Geral da OCDE, Mari Kiviniemi, do Presidente doMunicípio do Porto, Rui Moreira, e do Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa. No final da sessão de abertura, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Secretária-Geral da OCDE prestam declarações à comunicação social.
De acordo com a OCDE, estima-se que em 2019 a instalação mundial de 1,4 milhões de robots industriais contribuirá muito significativamente para a transformação tecnológica das empresas, o que trará repercussões a médio prazo na economia local. Esta estimativa deverá animar o debate e contribuir para antecipar uma maior harmonia entre a formação e a preparação dos trabalhadores face às novas oportunidades laborais.
Lançado em 2004 pela OCDE, o Local Economic and Employment Development (LEED) Forum promove anualmente o encontro entre decisores políticos, autoridades locais, agências de emprego, empresários e ONGs com objetivos de promoção da empregabilidade.
Saiba mais www.ccdr-n.pt.