Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Teatro a ver no próximo fim-de-semana
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Agenda - Teatro a ver no próximo fim-de-semana

Agenda

Teatro a ver no próximo fim-de-semana

Last updated: 2 de Outubro, 2023
Redação Paivense
Share
3 Min Read
SHARE
SINOPSEPouco se sabe de ciência certa acerca de Geraldo Geraldes, o “Sem Pavor”. Há quem garanta ser originário de Santarém, mas foi em Évora que ele fixou a sua origem. A narrativa deste espetáculo pretende estabelecer um compromisso entre a diegese histórica do Sem Pavor e o cenário bucólico e pastoril da Serra do Montemuro, recheado de mitos e histórias mágicas, valendo-nos dos 4 elementos, Fogo, Terra, Ar e Água, associando-os a um discurso musical, identificando cada elemento ora com melodia, ora com algum instrumento musical. 

A base do objeto artístico parte do formato operático, com participação das Bandas Filarmónicas locais. Paralelamente à música e à palavra, o movimento também vai estar presente. Foi convidada uma companhia do Novo Circo, Malatitsch, para integrar este espetáculo, introduzindo toda a beleza da dimensão acrobática: movimentos inesperados dos corpos que surgem dos arbustos densos da serra e se vão instalando em cima de enormes lajes de granito; imagens esculpidas nos penedos, como se de uma aparição se tratasse, confundindo o público. 

Neste espetáculo não se pretende um rigor histórico ou científico, abrindo assim a porta ao pensamento mágico e eventualmente abstrato. 

São estes projetos que nos enraízam à terra, onde o sentimento de pertença tem outra dimensão. A participação ativa da comunidade na criação e apresentação do objeto artístico permite uma maior identificação. Mais do que uma ida ao teatro é o momento como um todo. Neste projeto pensamos integrar atividades paralelas para que o espetáculo sirva de alavanca a outras iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas, concebendo um evento cultural com diversas manifestações populares da própria região. Poder assistir às diferentes iniciativas culturais e presenciar a beleza paisagística que a Serra do Montemuro oferece, ficará registado na memória de cada um dos presentes. 
EQUIPATexto Carlos Clara Gomes 
Encenação Paulo Duarte
Cenografia, figurinos e adereços Sofia Silva
Direção Musical Mauro Silva
Música Daniel Osvaldo
Interpretação Banda Flor do Rio, Banda Filarmónica Rerizense, Cristiana Sousa, Joana Sevivas, Lídia Lisboa, Mauro Silva, Sociedade Filarmónica de Mões, Teatro do Montemuro 
Desenho de Luz Paulo Duarte 
Assistência à construção de cenários e figurinos Carlos Cal, Conceição Almeida, Ricardo Neto 
Produção Abel Duarte e Sofia Macedo 
Assistência à Produção e Comunicação Joana Miranda 
Técnica Áudio Globo, Vasco Mósa
Costureiras Capuchinhas
ENTRADA LIVRE
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Região do Douro, Tâmega e Sousa promove-se no Brasil
Next Article ADEP volta a promover recriação histórica com Feira do Século XIX no Parque das Tílias
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva investe 211 mil euros na requalificação de vias em Real

Intervenção municipal abrange pavimentação de arruamentos e reparação de taludes em várias ruas da freguesia

Hóquei Clube Paivense conquista título de vice-campeão geral no Prata sobre Rodas 2026

Comitiva de Castelo de Paiva somou 28 pódios individuais na prova disputada…

Biblioteca Municipal inaugura espaço de coworking gratuito com apoio do NORTE 2030

Iniciativa visa atrair jovens e criar melhores condições para profissionais e estudantes…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?