Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Chegou o reconhecimento facial para animais. E afinal, Orwell tinha razão
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Agricultura - Chegou o reconhecimento facial para animais. E afinal, Orwell tinha razão

AgriculturaEconomiaTecnologia

Chegou o reconhecimento facial para animais. E afinal, Orwell tinha razão

Redação
Last updated: 5 Setembro, 2020 0:30
Redação
Share
SHARE

Jan Koetsier / Pexels; ZAP

Há muitos desafios na aplicação da tecnologia de reconhecimento facial a animais: os porcos não têm características que os distingam entre si, e as vacas têm muitas vezes a tentação de lamber as câmaras. Contudo, há uma vantagem da utilização desta tecnologia: não parece real que os habitantes das quintas se venham a queixar de violação de direitos de imagem.

Depois de dominarem a tecnologia de reconhecimento facial em humanos, os chineses querem agora adaptar esta tendência em rostos mais peludos. Zhao Jinshi, da Universidade de Cornell, explica que os testes têm sido feitos em animais específicos como é o caso das ovelhas, porcos e vacas.

Porém, há algumas dificuldades no processo. Como explica George Orwell no seu “Triunfo dos Porcos”, todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os demais.

“Os porcos são os mais difíceis de reconhecer através deste método porque são todos muito parecidos. Mas as vacas leiteiras são especiais porque são pretas e brancas e têm formas diferentes”, contou Jinshi, enquanto verificava a tecnologia instalada num projeto numa quinta em Hebei, na China.

A China é líder mundial no desenvolvimento de recursos de reconhecimento facial. Existem quase 630 milhões de câmaras de reconhecimento facial em uso no país. A sua utilização deve-se a questões de segurança, e para conveniências do dia a dia. De acordo com o The Washington Post, as autoridades do país também usam a tecnologia para situações mais estranhas, como monitorizar dissidentes políticos e minorias étnicas.

Os empresários chineses veem agora uma oportunidade de aplicar esse conhecimento à agricultura. À medida que as quintas se tornam maiores e mais comercializadas, e a população rural tende em envelhecer, há uma limitação do número de pessoas capazes de fazer um trabalho manual.

Os agricultores têm informações como condições de saúde, datas de inseminação e resultados de testes de gravidez no sistema, que se sincroniza com as câmaras instaladas por cima dos estábulos. Se tudo isto funcionar, os agricultores podem acumular dados valiosos sem ter muito trabalho.

Sinais de doenças podem ser detetados através do uso de inteligência artificial, o que permite um tratamento mais rápido dos animais.“Este sistema é muito poderoso e definitivamente irá tornar o nosso trabalho mais fácil”, disse He Ye, o gerente da quinta na província de Hebei.

“Quando as câmaras forem instaladas, vou poder monitorizá-los em tempo real”, explica Ye, que em breve vai poder receber avisos no seu telemóvel, caso uma vaca apresente sinais de doença ou outros problemas. Para Jinshi, vai ser um desafio instalar as câmaras num sitio onde há água e lama por todo o lado.

Mas o mais desafiante é o facto de as vacas serem animais muito curiosos. “Se for feita uma pequena mudança, eles vão notar rapidamente”. As vacas, frequentemente, tendem a tentar lamber as câmaras –  “é a natureza delas” – garante Zhao.

Esta iniciativa encaixa-se perfeitamente com a meta do governo da província de Hebei que pretende duplicar a produção de leite em dois anos, e melhorar a segurança dos animais. “A indústria do leite mudou completamente, tornou-se muito mais rigorosa, e com requisitos sobre esterilização e outros regulamentos de saneamento”, conta o agricultor chinês Ye.

A China quer agora ter mais atenção com a higiene alimentar. Com a pandemia do novo coronavírus, o governo da China proibiu o comércio e o consumo de animais selvagens. A “agricultura inteligente” está a começar a mudar a forma como o setor agrícola opera, e as empresas tecnológicas da China estão a entrar em ação.

A China alimenta 22% da população mundial, mas tem apenas 10% das terras cultiváveis ​​do mundo. Esta situação cria um incentivo extra para que a China melhore os seus padrões na produção de alimentos.

Agora resta saber se vai ser fácil identificar os porcos, e se as vacas não se vão perder de amores pelas suas novas companheiras de estábulo.


Fonte: ZAP

TAGGED:agriculturaChinaDestaqueEconomiaInformáticaInovaçãoPecuáriaTecnologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Lagos glaciares aumentaram 50% em apenas 30 anos. São uma ameaça as regiões montanhosas
Next Article Os ateus parecem dormir melhor do que os cristãos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × 3 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

EUA Reformulam Sistema de Acreditação do Ensino Superior para Valorizar Estudantes e Profissionais

Por Gabriel Lopes O Departamento de Educação dos Estados Unidos anunciou, a 26 de janeiro de 2026, uma reforma profunda…

Pavilhão Rota dos Móveis acolhe Final Sub-16 de Basquetebol com entrada gratuita

O Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, no concelho de Paredes, vai…

CUF e Futebol Clube de Penafiel oficializam parceria na área da saúde e performance

O Hospital CUF Arrifana de Sousa e o Futebol Clube de Penafiel…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Empresa de químicos Solvay dispensa 500 funcionários, 90 em Portugal

Na nota, a empresa adianta que em França vão também ser transferidos 500 funcionários da região de Paris para Lyon,…

NASA descobre uma duna azul no Planeta Vermelho

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizon As dunas na superfície árida do Planeta Vermelho não são uma novidade, mas…

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

ressaure / Flickr Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a…

Fim das isenções para os Recibos Verdes na Segurança Social

Mário Cruz / Lusa O regime de contribuições para a Segurança Social dos chamados Recibos Verdes vai mudar em Janeiro…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

three × three =

Lost your password?